top of page

Febraban Tech - Sem cartão, caixas eletrônicos passam a operar com reconhecimento facial

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • 12 de jun.
  • 1 min de leitura

Rio de Janeiro, 12/6/2025

Por Redação GBNEWS

Fotos: Divulgação

O cartão do banco pode se tornar obsoleto. Nova tecnologia desenvolvida pela empresa HID que está prestes a chegar aos caixas eletrônicos (ATMs) utiliza biometria facial com alto padrão de segurança. Com o sistema de identificação por câmera HID U.ARE.U, o atendimento fica ainda mais ágil e seguro - com duplo fator de autenticação (digital e facial) - para realizar saques e outros serviços a partir de 2026.

 

Como funciona para evitar atividades suspeitas (como fraudes e assaltos)? 

 

A câmera que faz o reconhecimento do rosto também consegue identificar tentativas de fraude, como o uso de fotos ou máscaras para enganar o sistema. Isso significa mais proteção para o banco e para o cliente, sem complicar a vida de ninguém. Além disso, reconhece caso alguém esteja próximo em atitude suspeita - e emite um alerta que paralisa a operação, como um saque, por exemplo. 

 Certificações

 

A tecnologia da HID possui as classificações mais altas de desempenho e precisão no benchmark de Avaliação de Tecnologia de Reconhecimento Facial (FRTE) do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA (NIST). Isso assegura uma autenticação confiável e justa para todos os tipos de rosto, independentemente da idade, cor da pele ou outros traços.

 

Kommentare


bottom of page