top of page

Exposição “Corpo-Natureza” inaugura no Espaço Cultural Correios de Niterói

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • 13 de jan.
  • 2 min de leitura

Rio de Janeiro, 13/01/2025

Por Redação GBNEWS

Fotos: Divulgação

ree

Estefânia Yong


As tensões entre corpo e natureza moldam nossa visão de mundo. Essa é a provocação central da exposição “Corpo-Natureza”, que traz obras com narrativas de temas urgentes: identidade, territorialidade, emergências climáticas, questões de gênero e de raça, indo além dos múltiplos sentidos de natureza. A mostra inaugura dia 25 de janeiro, às 15 horas, e ficará em cartaz até 08 de março de 2025, no Espaço Cultural Correios de Niterói. A exposição promete explorar diferentes linguagens e expressões artísticas na intersecção dos conceitos corpo-natureza, com curadoria de Amanda Leite e Cota Azevedo.

 

Corpo-natureza propõe uma experiência envolvente aos visitantes. Entre pinturas, esculturas, fotografias, instalações e outras técnicas, o público irá além dos limites individuais de cada artista entrando em contato com as múltiplas linguagens, num encontro coletivo. O percurso expográfico é pensado propositalmente para que as obras se relacionem, provoquem, contagiem, levando o público a experimentar sensações e pensamentos novos, rompendo paradigmas conceituais.

ree

Jeanne Santos

 

Para a curadora Amanda Leite, “o percurso na galeria pode ativar uma experiência imersiva crítica junto às obras – imagens que forçam o pensamento a ressignificar e produzir outros sentidos. Nesta linha tênue que mistura formas e sensações, pergunto: o que nos desestabiliza diante do duo corpo-natureza? No jogo com as visualidades da Arte Contemporânea, como pensar ou repensar a vida, a natureza, os corpos em gestos de criação?”, destaca. Cota Azevedo, também curadora, afirma que “mais do que uma mostra, Corpo-Natureza é um espaço de aprendizado e de sensibilização que busca ampliar as nossas percepções físicas, culturais, políticas e simbólicas sobre o tema. A exposição abre caminhos para um pensar mais livre, mais selvagem, que conjecture o espontâneo, o impensado, o despretensioso”.

 

Os artistas foram selecionados por meio de chamada aberta realizada pela Plural. A exposição contará com obras provenientes de diferentes regiões do Brasil, oferecendo uma visão abrangente e contemporânea sobre corpo-natureza. A entrada é gratuita e aberta para todos os públicos.

ree

SERVIÇO:

 

Exposição Corpo-Natureza

 

Local: Espaço Cultural Correios de Niterói (Rua Visconde do Rio Branco, 481– Niterói - RJ)

 

Abertura: 25 de Janeiro de 2025 – às 15 horas

 

Visitação: 25 de Janeiro até 08 de Março de 2025

 

Horário: Segunda à Sexta, das 11h às 18h  - sábados, das 13h às 18h

 

Fechado aos domingos e feriados

 

Entrada: Gratuita

 

Classificação: Livre

 

Comentários


bottom of page