Explosão em tanque de combustível deixa um ferido e dois desaparecidos em Volta Redonda
- há 9 minutos
- 2 min de leitura
Rio de Janeiro, 22/02/2026
Por Gilson Barcellos
foto: Divulgação/PMVR

Uma pessoa ficou gravemente ferida e outras duas estão desaparecidas em consequência da explosão de um tanque com 350 mil litros de combustível e em seguida, deu início a um incêndio já controlado pelo Corpo de Bombeiros.
O acidente foi na madrugada deste domingo (22) na fábrica da empresa Vibra, antiga base da Petrobras, no bairro Vila Americana, em Volta Redonda, Sul Fluminense.
A explosão de um tanque de combustível, na madrugada deste domingo (22), deu início a um incêndio e deixou, até o momento, uma pessoa gravemente ferida, em Volta Redonda, Sul Fluminense. Outros dois homens estão desaparecidos. Os três ainda não tiveram as identidades reveladas.
A operação contou com cerca de 30 militares do quartel de Volta Redonda (22º GBM) e do Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (GOPP), além do apoio de nove viaturas especializadas e de um drone com câmera térmica que realiza buscas e monitoramento da área de risco.
A Polícia Militar, a Defesa Civil Municipal, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea) também atuam na ocorrência.
Segundo a Prefeitura de Volta Redonda informou que o tanque que explodiu tem capacidade para 2 milhões de litros de álcool. No momento do incidente, havia aproximadamente 350 mil litros do produto.
A prefeitura informou que a direção da Vibra passou às autoridades que estava sendo realizado um serviço de manutenção com solda quando a explosão ocorreu.
"Equipes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente permanecem no local, monitorando a situação em conjunto com os demais órgãos competentes. O trânsito na região já opera normalmente e, neste momento, poderá haver evacuação de moradores de casas mais próximas por conta do procedimento de transbordo do material", explicou o órgão.
Procurada, a Vibra destacou que três funcionários de uma empresa terceirizada atuavam no momento do incidente. Ainda segundo a empresa, o incêndio foi controlado e não causou impactos ao meio ambiente.
A Vibra garantiu que não há risco de desabastecimento na região. A companhia já acionou rotas logísticas alternativas para atendimento dos clientes. O polo supridor será remanejado para as bases de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e São José dos Campos, no Estado de São Paulo.