Rio de Janeiro, 12/5/2023
Por Gilson Barcellos
O Porto de Maricá que será construído na praia de Jaconé, terá estrada de ferro de carga ligando à malha ferroviária nacional, através da FCA - Ferrovia Centro Atlântico. “A ferrovia terá comprimento de 35,10km; bitola mista, composição para 120 vagões; e, investimento total de R$ 310 milhões”, disse ao GBNEWS na manhã desta sexta-feira (12), o presidente da DTA Engenharia, João Acácio.
Presidente da DTA Engenharia João Acácio (foto arquivo/Agência GBNEWS)
"Grande upside na logística para o TPN. Por exemplo Açu não tem ferrovia! Mineradoras de MG já querem conversar para trazer carga!! Logística ferroviária de combustível e conteineres com custo muito baixo! Vai virar o Super Porto de Maricá!”, acrescentou João Acácio.
Na edição desta quarta-feira (10) do Diário Oficial da União (DOU) foi publicada a deliberação da construção da ferrovia que ligará Maricá a Rio Bonito, cidades da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.
“DELIBERAÇÃO Nº 129, DE 5 DE MAIO DE 2023 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, no uso de suas atribuições, fundamentada no Voto DLA - 020, de 2 de maio de 2023, e no que consta do Processo nº 50500.233313/2022-01, delibera:
Art. 1º Aprovar a celebração de contrato de adesão para outorgar, por autorização, a construção e exploração de estrada de ferro localizada entre os municípios de Maricá/RJ e Rio Bonito/RJ, pelo prazo de 99 (noventa e nove) anos, objeto do requerimento da empresa DTA Engenharia Ltda., CNPJ nº 02.385.674/0001-87, nos termos do art. 25, § 3º da Lei nº 14.273, de 23 de dezembro de 2021, e do art. 9º da Resolução nº 5.987, de 1º de setembro de 2022.
Art. 2º Após assinatura do contrato de adesão pela Agência Nacional de Transportes - ANTT, a empresa DTA Engenharia Ltda. deverá opor a sua assinatura no documento no prazo de 30 (trinta) dias, sob pena de perda de eficácia desta Deliberação e consequente arquivamento do processo. Art. 3º Esta Deliberação entra em vigor na data de sua publicação. RAFAEL VITALE RODRIGUES - DIRETOR-GERAL"
Denominado Terminais de Ponta Negra (TPN), o projeto surgiu em 2011, quando a DTA comprou a área na Praia de Jaconé, em Maricá. Segundo João Acácio, a previsão do investimento é de US$ 2,45 bilhões.
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