Estudantes participam de aula de campo pioneira na Trilha do Morro do Vigia
- Gilson da Gama Barcellos

- 12 de ago.
- 1 min de leitura
Rio de Janeiro, 12/8/2025
Por Redação GBNEWS
Fotos: Divulgação

Estudantes da Escola Municipal Evaldo Sales, localizada no Peró, tiveram uma experiência única em Cabo Frio ao participar de uma aula de campo pioneira. Eles foram os primeiros a integrar o projeto de produção de material interpretativo para a trilha TransCaboFrio, que envolverá outras escolas do município. Durante a atividade, percorreram os trilhos do Morro do Vigia, um local de grande valor ambiental, geológico e histórico, cuja trilha faz parte da rota da TransCaboFrio.
De acordo com a coordenadora do projeto Bandeira Azul do Peró, a bióloga Luísa Rieth, os estudantes coletaram plantas, fizeram anotações e receberam orientações que serão utilizadas na criação de materiais ilustrativos e fotográficos para atividades de ecoturismo. A educação ambiental é um dos requisitos do programa Bandeira Azul, e nesta fase, a participação da comunidade foi fundamental, com representantes locais compartilhando conhecimentos e histórias sobre a cultura da região.

Ao final do projeto, as trilhas do Morro do Vigia serão adotadas pelos estudantes da Escola Evaldo Sales, que vem demonstrando grande envolvimento nos programas ambientais ligados à Bandeira Azul. A atividade contou ainda com a presença de representantes da Guarda Marítima e Ambiental, além de três guarda-parques do Inea, já que o Morro do Vigia faz parte do Parque Estadual da Costa do Sol, sob gestão do órgão.
Durante a aula de campo, os estudantes e técnicos tiveram a companhia de turistas argentinos e chilenos que visitavam o Peró, tornando a experiência ainda mais enriquecedora e multicultural.


Comentários