top of page

Espetáculo do Ballet Municipal homenageia obras-primas da literatura e da música brasileira

Rio de Janeiro, 26/11/2023

Por Redação GBNEWS

Fotos: Thiago Ruivaco/PMSPA

O Ballet Municipal de São Pedro da Aldeia comemorou um ano e meio de funcionamento com a realização do espetáculo “Poesias em Movimento”. A apresentação, que aconteceu no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, encantou o público com coreografias inéditas inspiradas em composições de grandes autores brasileiros, consagradas no cenário da música e da literatura. A companhia de dança é um projeto pioneiro promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, composto exclusivamente por bailarinos do município.


Presente durante toda a programação, o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, enalteceu o trabalho da companhia. “Eu fico muito feliz em ver o crescimento desse projeto e o quanto esses bailarinos evoluíram em apenas um ano e meio do Ballet. Ver o resultado desse trabalho no palco, depois de meses e meses de ensaios, de entrega e dedicação, é motivo de orgulho para todos nós e demonstra a magnitude da nossa Cultura e da arte que se faz aqui”, disse.

Com direção e concepção geral de Ramirez Menezes, coordenador do projeto, o espetáculo passeou por modalidades como ballet neoclássico, dança de salão, dança contemporânea, dança livre, bolero, rumba, jazz e sapateado, apresentadas em formato solo, duos, trios e grupos. As apresentações ganharam brilho especial com luzes e elementos móveis em cena, além da projeção de vídeos, que contribuíram na criação de diferentes cenários e efeitos visuais.

A montagem das sequências coreográficas foi inspirada em récitas e obras-primas de artistas como Maria Bethânia, Chico Buarque, Caio Fernando Abreu, Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade e Bráulio Bessa, evidenciando a habilidade de interpretação dramática dos bailarinos.

De acordo com Ramirez, a proposta foi criar um espetáculo multifacetado, conectando a beleza da dança a diferentes formas de arte. “O espetáculo foi concebido a partir de uma fusão da música, da poesia, do canto e do encanto da dança. Sou apaixonado pela cultura brasileira, pela MPB, e acredito na importância de valorizarmos as nossas raízes. Acredito que os objetivos foram alcançados, fiquei muito feliz com o desempenho dos bailarinos e também com o retorno e o carinho do público, dos pais e dos familiares, que nos prestigiaram e deram todo o apoio. Com certeza esse espetáculo ficará marcado na história do Ballet Municipal”, declarou o coordenador.


O espetáculo contou com a apresentação especial da cantora aldeense Shylanar na interpretação da canção “Olha”, sucesso na voz de Roberto Carlos. As coreografias foram assinadas por Ramirez Menezes, Alex Salles e Victor Porto e a direção de cena ficou a cargo de Ana Claudia Mendes, professora e mentora cênica de artistas.

O evento foi encerrado com a nomeação do bailarino de destaque e entrega de certificados de excelência a todos os integrantes, em reconhecimento ao esforço, talento e dedicação ao Ballet Municipal. Ramirez Menezes, professor, dançarino e coreógrafo premiado, também recebeu a homenagem pelo empenho na condução do projeto.

Consagrada “Bailarina Destaque”, Angelina Moraes, de 14 anos, falou sobre a experiência. “Eu sempre sonhei em ser bailarina e, para mim, participar desse projeto tem sido incrível. Fiquei surpresa e muito feliz com a homenagem, e quero me dedicar cada vez mais para continuar evoluindo na dança. Poder me apresentar de novo no palco do Teatro junto com o Ballet foi maravilhoso e emocionante para mim”, destacou a adolescente, moradora do bairro Estação.


bottom of page