Especialistas destacam chances do Brasil na disputa pelo Oscar
- Redação GBNews

- há 5 dias
- 3 min de leitura
Rio de Janeiro, 22/01/2026
Por Redação GBNEWS
Fontes: Cyntia Calhado e Márcio Rodrigo, professores de Cinema e Audiovisual da ESPM

Divulgada no início desta quinta, 22, a lista dos indicados ao Oscar 2026 conta com quatro indicações para o filme brasileiro “O Agente Secreto”. Wagner Moura foi indicado na categoria Melhor Ator, enquanto o longa concorre em Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Elenco. A escolha será no dia 15 de março.
Os professores do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM destacam boas chances para a obra na categoria Melhor Elenco. “Das quatro indicações é a que tem maior chance de levar o prêmio. Isso seria histórico, porque é uma categoria nova. Um filme que tem Wagner Moura e Tânia Maria, uma atriz que está sendo super badalada nas publicações especializadas norte-americana. Tem uma grande chance de levarmos o Oscar na categoria nova de melhor direção de elenco”, pontua Márcio Rodrigo.
A professora Cyntia Calhado diz que a indicação em Melhor Elenco é uma consagração ao trabalho do Gabriel Domingues, além de celebrar a escolha do elenco e direção. “Essa indicação traz um indicativo de que o filme está sendo valorizado a partir dessa conexão que se dá com o elenco. É claro que o filme tem mil méritos, mas a entrada e a conexão dos espectadores aparentemente se dá pelo elenco.”
Cyntia acredita que o longa brasileiro tem chances em Melhor Filme Internacional também. A professora reforça que o favorito é o filme “Valor Sentimental”, que está indicado em nove categorias. Porém, relembra que em 2025, o favorito era outro também, mas que durante a campanha, “Ainda Estou Aqui” se destacou. Cyntia comenta que a partir das indicações é hora de focar na divulgação do filme, como aconteceu em “Ainda Estou Aqui”. “Agora é batalha de campanha mesmo. Exibir e debater o filme. Wagner Moura estar na imprensa internacional, com entrevistas e sessões do filme. O longa ganhou muitos prêmios da crítica nos Estados Unidos. Então, é um filme que de fato é muito forte.”
Nas demais categorias, a concorrência está maior. Márcio Rodrigo pontua que em Melhor filme, por exemplo, eles indicam os produtores. “E produtor do Hamnet é simplesmente Steven Spielberg. E foi por isso, inclusive, que ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme de drama. Um peso enorme do produtor dessa premiação.”

Wagner Moura
Para Cyntia, a categoria Melhor Ator também conta com fortes concorrentes. “Tem o Timothée Chalamet, que venceu o Globo de Ouro. O Wagner Moura também venceu o Globo de Ouro, mas considerando que o Oscar tem uma tendência maior a premiar filmes norte-americanos. Então talvez não esteja tão favorável de fato para o Wagner Moura, uma pena”, conclui.
“É excelente que nós voltemos novamente a sermos indicados a quatro categorias. Algo que só aconteceu no passado com “Cidade de Deus” e nunca mais havíamos repetido esse feito. É um momento excelente para o Brasil dentro do cinema hollywoodiano, dentro do mercado cinematográfico, não apenas brasileiro e norte-americano, mas mundial.”
Durante o Festival de Cannes em 2025, “O Agente Secreto” ganhou em Melhor Direção e Wagner Moura como Melhor Ator. O longa e o ator também foram premiados no Globo de Ouro em 2026.
Sobre a ESPM
A ESPM – The Marketing Powerhouse – é uma escola de negócios com mais de 70 anos de excelência acadêmica na formação de profissionais preparados para transformar o mercado e a sociedade. É referência no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa,Tecnologia e Inovação. Oferece nove cursos de graduação – bacharelado: Administração, Ciência de Dados e Negócios, Ciências Sociais e do Consumo, Cinema e Audiovisual, Comunicação e Publicidade, Design, Direito, Jornalismo e Relações Internacionais, e quatro cursos de graduação - tecnólogos: Gestão Comercial, Gestão de Qualidade, Gestão de Recursos Humanos e Logística. Além disso, oferece pós-graduação lato e stricto sensu (mestrados e doutorados), cursos de curta duração em extensão acadêmica e programas de educação executiva voltado para empresas. Com cinco campi – dois em São Paulo, dois no Rio de Janeiro e um em Porto Alegre – e unidades regionais em Curitiba, Goiânia e Salvador, a ESPM reúne cerca de 12.600 alunos e mais de 1.100 colaboradores.


Comentários