top of page

Em tempos de pandemia população prestigia campanha de doação de sangue em Maricá

Rio de Janeiro, 13/6/2021

Por Redação GBNEWS

Fotos: Marcos Fabrício

Vice-prefeito Diego Zeidan doou sangue pela primeira vez


Dezenas de doares de sangue prestigiaram a campanha da Prefeitura de Maricá com o Hemorio neste sábado (12). A ação aconteceu no CEM Joana Benedicta Rangel, Centro.


“Esse mês especificamente é o mês que a gente celebra a doação de sangue, então para mim é muito gratificante saber que quando a gente dá um instrumento de altruísmo e de amor, a população corresponde”, frisou Jessé Paz o coordenador de Humanização da Rede de Urgência e Emergência do município.

Médica responsável pela coleta de sangue no Hemorio, Márcia Ben Senor contou que nas coletas externas o objetivo é sempre 120 cadastros para alcançar de 80 a 100 bolsas de sangue. “Diminuiu muito o número de pessoas que vão ao Hemorio doar por causa do deslocamento e pelo medo da pandemia, mas a necessidade de sangue sempre aumenta. A gente abastece todos os hospitais públicos do Rio de Janeiro”, explicou.

Entre os doadores, a jovem Larissa Machado, 20 anos. “Eu vim doar o que eu tenho, que é a vida. Eu gosto de doar sangue porque me sinto útil. O sangue é muito importante para quem está esperando na fila. A gente precisa abastecer os centros de sangue”, disse.


Morador da Mumbuca, Luciano Almeida, 53 anos, falou que o ato faz bem para todos. “Doar sangue é bom não só para salvar outras vidas. Faz bem para a gente também”, avaliou.


“É a forma da gente pagar um débito que a gente tem com a sociedade e ajudar a salvar vidas. Isso é um pouco do que cada pessoa pode fazer, dentro das especificações”, completou Ronaldo Couto, 22 anos, que mora no Centro.

O vice- prefeito Diego Zeidan (PT) também compareceu para fazer a sua parte. “Doar sangue salva vidas. Essa é a primeira vez que eu estou doando. E assim como eu, muita gente têm dificuldade de doar por ter que ir ao Rio. Aí, muitas vezes o Hemorio fica com o estoque baixo. Então, a prefeitura trazer essa campanha para Maricá é muito importante porque quanto mais a gente doar, mais sangue tem disponível. O banco de sangue serve para todos. Só quem já sofreu um acidente, ou teve algum familiar que sofreu, sabe a importância da gente ter o estoque de sangue cheio para ser usado em cirurgias e salvar vidas de fato”, concluiu.


bottom of page