Eleições 2026: corrida para governador do Rio de Janeiro tem novos personagens
- Gilson da Gama Barcellos

- 16 de out.
- 2 min de leitura
Rio de Janeiro, 16/10/2025
Por Gilson Barcellos

Palácio Guanabara sede do governo do Estado do Rio de Janeiro
Faltando menos de um ano para a eleição de deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente da república, os políticos estão intensificando as articulações.
No Estado do Rio de Janeiro, o prefeito da capital fluminense Eduardo Paes (PSD), já afirmou que vai disputar a sucessão do governador Cláudio Castro (PL).
O presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (União) também não esconde que quer ocupar a cadeira número um do Palácio Guanabara. Inicialmente, tinha a simpatia do governador liberal Cláudio Castro. O rompimento aconteceu após Bacellar, como governador interino, exonerar o secretário estadual de Transportes, Washington Reis (MDB), seu desafeto, sem comunicar o governador.
O Partido Liberal que tem o ex-presidente Jair Bolsonaro como presidente de honra, tem dois nomes que estão sendo ventilados para uma possível candidatura. Nada de concreto até o momento.
O primeiro é do ex-deputado federal Marcelo Delaroli, prefeito reeleito de Itaboraí com 93,79% dos votos válidos. No governo Bolsonaro, ocupou cargo na Casa Civil, onde tinha a função de fazer a interlocução de estados e municípios com o Governo Federal e de acompanhar as comissões e as votações na Câmara dos Deputados do Brasil.
O segundo nome ventilado é o do deputado estadual Douglas Ruas, atualmente secretário de Estado de Cidades. O parlamentar liberal licenciado é filho do prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, que foi reeleito no ano passado com 84,49% dos votos válidos.
O Partido Liberal no Estado do Rio de Janeiro tem como presidente o deputado federal Altineu Cortes. Atualmente, além do governador Cláudio Castro, tem os três senadores: Flávio Bolsonaro, Romário Farias e Carlos Portinho.


Comentários