top of page

Dia do Supermercado: o impacto do setor e a empregabilidade

Rio de Janeiro, 14/11/2022

Por Paulo Márcio Vaz

Foto: Divulgação

Parte essencial do varejo, o supermercado tem seu Dia Nacional comemorado em 12 de novembro. O setor, que representa 7,03% do PIB nacional, faturou, em 2021, R$ 611,2 bilhões por meio da operação de todos os seus formatos e canais de distribuição - mercado de vizinhança, supermercado, hipermercado, atacarejo e e-commerce. Os dados são da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

De acordo com a instituição, já são 92.588 lojas pelo país, o que faz do varejo um dos setores que mais empregam no Brasil, com 3,1 milhões de colaboradores diretos e indiretos apenas em 2021.

A Cencosud Brasil, uma das maiores supermercadistas do país, também contribui para esses números: são mais de 21 mil colaboradores em mais de 370 lojas localizadas em nove estados brasileiros, por meio das redes Prezunic, Spid, GBarbosa, Mercantil Atacado, Bretas, Perini, Giga Atacado e do negócio de Serviços Financeiros.

Segundo o diretor presidente da Cencosud Brasil, Sebastián Los, o foco da companhia e suas bandeiras é sempre o cliente: “Comemorar 15 anos de operação no Brasil é uma satisfação enorme. Queremos agradecer a parceria com os fornecedores e, principalmente, compartilhar essa alegria com os clientes que nos prestigiam com sua visita às nossas lojas, delivery e e-commerce”.

Uma das características da Cencosud é o investimento em seus colaboradores, como no caso de Jander Ferreira. Prestes a completar 6 anos na empresa, ele começou a atuar no Prezunic, no Rio de Janeiro, como auxiliar de mercearia. Ao se interessar pelo trabalho de seus colegas no setor de vinhos, ele participou de um curso oferecido pela própria empresa e se formou em sommelier. Apenas cinco anos depois de contratado, ele hoje é o profissional responsável pela Adega na mais nova loja da bandeira, inaugurada no fim de 2021, no Shopping ParkJacarepaguá.

“Quando comecei a trabalhar no Prezunic, jamais imaginei que, em tão pouco tempo, eu exerceria outra profissão dentro da própria empresa, e muito menos, que viraria sommelier”, admite Jander, que afirma ter decidido investir em seu crescimento profissional após conhecer histórias de outros colaboradores que também começaram em cargos básicos e passaram a ocupar posições de liderança na Companhia.

De fato, a história da Cencosud se mistura com a da vida de muitos colaboradores, como a do comprador técnico de perecíveis Marcelo Wilson da Silva, que há 24 anos trabalha no Bretas. Ele começou como auxiliar de depósito aos 18 anos em Uberlândia (MG) e hoje é o responsável pela compra de mais de 250 itens que compõem o hortifruti das 81 lojas, uma área fundamental que precisa de muita agilidade.

Em mais de duas décadas, Marcelo, que sempre recebeu apoio da família, passou por todos os setores operacionais antes de seguir para a área comercial. “Nesse tempo, desenvolvi resiliência e adaptação. A empresa tem uma boa cultura de desenvolvimento profissional e eu sou prova disso. Estou aberto sempre a novas oportunidades”, pontua.

Para crescer na empresa é preciso disponibilidade, dedicação e saber aproveitar as oportunidades, como no caso de Ruan Fernandes. Ele iniciou no GBarbosa como empacotador, em 2010, recebeu diversas promoções e ocupou cargos de liderança até chegar à gerência de uma unidade Perini. Em 2022, escreveu mais uma página em sua história na companhia ao integrar o time Mercantil Atacado como gerente da loja San Martin, em Salvador (BA). “Ter disciplina e cuidar das pessoas são atitudes fundamentais que fazem a diferença. Precisamos disso alcançar nossos objetivos”, afirma.

Ainda celebrando a data, a Cencosud Brasil realiza, até o dia 24 de novembro, a campanha Seleção de Prêmios em todas as bandeiras, com games nos aplicativos e sorteio de TVs.

Sobre o Prezunic

A primeira unidade do Prezunic foi aberta em 2002. A rede de supermercados atua no Estado do Rio de Janeiro com delivery próprio, um Centro de Distribuição e 31 lojas distribuídas entre a capital, Região Metropolitana e Baixada Fluminense, empregando mais de 5 mil pessoas diretamente. Em 2011, a empresa passou a integrar a Cencosud, uma das maiores varejistas da América Latina, com mais de 50 anos de expertise no setor.

Sobre o Grupo Cencosud

A Cencosud opera no Brasil desde 2007, por meio das redes GBarbosa, Mercantil Atacado, Bretas, Perini, Prezunic, Spid, Giga e do Cartão Cencosud, negócio de Serviços Financeiros. Com mais de 370 unidades e mais de 21 mil colaboradores, o grupo está presente nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo, onde também possui um escritório administrativo. Fundado em 1963, Cencosud possui ações na bolsa de Santiago e está entre os mais prestigiados grupos varejistas multimarca e multiformato. Com mais de 100 mil colaboradores, mantém operações na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Estados Unidos e Peru com atuação em cinco segmentos de negócios – Supermercados, Home Center, Lojas de Departamento, Shoppings Centers e Serviços Financeiros –, além de um escritório comercial na China.



Comments


bottom of page