top of page

Dia do Ciclista: 4 rotas imperdíveis para pedalar no Rio

Rio de Janeiro, 18/8/2022

Por Redação GBNEWS

O Dia Nacional do Ciclista, 19 de agosto, é uma data criada para reforçar a importância da conscientização e prudência no trânsito, além de incentivar mais pessoas a adotarem o pedal como parte da rotina diária - atividade benéfica para a saúde e para o meio ambiente. Principal referência em bicicletas compartilhadas na América Latina, a Tembici divulgou recentemente um estudo que traz ainda mais evidências sobre a importância do uso deste modal.


“Na capital fluminense, o número de usuários do bike Rio saltou mais de 30% nos primeiros sete meses de 2022. Falar sobre o crescimento da mobilidade ativa é falar sobre mais brasileiros saudáveis e com uma qualidade de vida melhor, além de menos carros ocupando espaço nas vias e gerando poluição sonora e ambiental. Cada vez mais as pessoas estão percebendo que além de um modal mais saudável, as bicicletas também economizam o tempo e o dinheiro de quem opta por pedalar - uma notícia a ser comemorada neste Dia do Ciclista”, afirma Marcella Bordallo, head de negócios da Tembici.


Para passar a data da melhor maneira possível - ou seja, pedalando - a Tembici reuniu uma série de rotas pela metrópole carioca que definitivamente merecem entrar na lista de qualquer ciclista.


Confira 4 rotas imperdíveis para pedalar pelo Rio


Rio Histórico

Se o objetivo do passeio for passar pelos principais pontos culturais da cidade, então vale a pena utilizar as laranjinhas para passear pela Praça XV, repleta de atividades como museus, centros culturais e prédios históricos. De lá, é possível pedalar até o Boulevard Olímpico, Cinelândia e Avenida Rio Branco - uma das vias mais bonitas e emblemáticas de toda a capital.


Além disso, aproveitando a região central e boêmia, os tradicionais bairros Tijuca, Andaraí, Vila Isabel, Grajaú e São Cristóvão receberam em 2021 novas estações das laranjinhas. Que tal pegar uma e passear pela histórica Quinta da Boa Vista e de lá, conhecer o gigante Maracanã e as belas ruas arborizadas do bairro Grajaú.


Parque do Cantagalo

O Parque do Cantagalo é o ponto preferido da Lagoa Rodrigo de Freitas e local ideal para piqueniques ou simplesmente assistir ao espetáculo chamado “pôr-do-sol carioca”. É possível chegar com muita facilidade até o local, que é rodeado por ciclovias e praticantes dos mais variados esportes.


Rota do Quebra Mar

Que a Barra da Tijuca é um dos locais mais bonitos da capital fluminense, isso não é segredo de ninguém. No entanto, o que poucos sabem é que o local guarda também atrativos que seguem desconhecidos até mesmo por uma parte dos cariocas, e o Quebra Mar é um exemplo disso, excelente ponto para curtir o visual do mar da região.


Praia Vermelha e Enseada de Botafogo

Iniciando o trajeto na Mureta da URCA, é possível pedalar até a praia vermelha pela ciclovia da Avenida Pasteur, excelente opção de passeio pela região sul da cidade, a rota da praia vermelha é a escolha ideal para aqueles que procuram pedalar um pouco menos, mas sem abrir mão de contar com uma paisagem digna de tirar o fôlego. Quem está próximo da praia vermelha pode ir num destino pouco usual para turistas, a região conta com fácil acesso até a Marina da Glória, onde o ciclista pode encontrar uma visão panorâmica do centro da cidade - além de ser o melhor ponto para observar os aviões decolando do aeroporto Santos Dumont.


Funcionalidade de Rotas

E para proporcionar uma experiência ainda mais completa e eficiente ao pedalar, a Tembici tem a funcionalidade de rotas. A solução apresenta aos ciclistas os melhores trajetos, promovendo a bicicleta como opção acessível de transporte e que interage com a cidade.


Ao utilizar o Bike Itaú, o usuário informa “De onde?” e “Para Onde?”, e o app mostra o melhor caminho, considerando a estação mais próxima com bicicletas compartilhadas disponíveis. Após a chegada no local informado, o app também calcula a parada mais próxima e indica o caminho até as estações que estão disponíveis para a devolução da bike.


Sobre a Tembici

A Tembici é a empresa líder de micromobilidade na América Latina, responsável por mais de 70 milhões de deslocamentos com bicicletas nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília, além de Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina. Considerada uma das startups mais promissoras e inovadoras do país, pela lista das 100 Startups to Watch (2020 e 2021), ao longo dos últimos anos, a empresa acompanhou o aquecimento do setor de micromobilidade no mundo e, devido ao seu modelo de negócio e qualidade do produto, registra crescimento sólido e contribui diretamente para consolidar a bicicleta como um modal de transporte nas cidades em que atua. Em 2021, os fundadores da Tembici passaram a fazer parte da rede de empreendedores Endeavor, recebendo apoio da organização para continuar crescendo de forma acelerada.



bottom of page