Dia da Mulher: empreendedorismo feminino se destaca no MetrôRio
- há 21 horas
- 3 min de leitura
Rio de Janeiro, 08/03/2026
Por Redação GBNEWES
Fotos: Divulgação/MetrôRio

Espaço Mulher+ Empreendedora no Pavão Pavãozinho-Cantagalo
Com mais de 40 mil empresas lideradas por mulheres abertas em 2025, o Rio de Janeiro atingiu o maior número de empreendimentos femininos da sua história, segundo dados da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), representando um crescimento de 11% em relação a 2024. Os números refletem um avanço no empreendedorismo feminino e reforçam a importância das mulheres para o fortalecimento da economia fluminense.
O sistema metroviário do Rio de Janeiro, por exemplo, se destaca como uma oportunidade atrativa para o empreendedorismo feminino. Empreendedoras têm implementado seus negócios nas estações do MetrôRio, aproveitando a alta circulação de passageiros, a segurança e a proximidade com áreas de atividades econômicas e espaços culturais, turísticos e de lazer. Assim, as estações se transformam em polos de oportunidades e histórias de sucesso lideradas por mulheres.

Um dos exemplos é o de Andréia Freitas, de 45 anos, que enxergou no sistema metroviário carioca uma oportunidade para tornar sua marca uma rede em expansão. Criadora da Bomdiqueijo, ela inaugurou o primeiro quiosque na estação Carioca/Centro, em 2021. Cinco anos depois, a empreendedora já soma dez espaços distribuídos em estações do MetrôRio e se prepara para levar o negócio para São Paulo.
“Vi no MetrôRio uma oportunidade de crescimento. O pão de queijo é uma paixão nacional, e a versão recheada que desenvolvi conquistou um público fiel, transformando a demanda em uma oportunidade real de expansão do negócio”, disse.
Para tirar o projeto do papel, Andréia vendeu o próprio carro e apostou todas as fichas no negócio. “Vendi meu carro para investir no meu sonho. Troquei conforto por coragem e segurança por propósito”, afirma.
Empreender depois dos 40 anos não fazia parte dos planos, mas virou um recomeço profissional. “Empreender depois dos 40 foi um recomeço e recomeçar exige humildade, força, muita garra, coragem e persistência”, ressalta.
Participação feminina no empreendedorismo segue em alta no Brasil
Segundo levantamento do Sebrae, o Brasil encerrou o quarto trimestre de 2025 com 30,3 milhões de donos de negócio, dos quais 10,4 milhões são mulheres, cerca de 34,3% do total. Desde 2012, o número de empreendedoras cresceu 43,5%, indicando avanço gradual da presença feminina à frente de negócios no país.
Os dados também mostram que as maiores taxas de mulheres donas de negócio foram registradas nas regiões Sul (12,6%) e Sudeste (12,0%). Entre os estados, Santa Catarina lidera com 13,9%, seguida pelo Rio de Janeiro (13,4%) — o maior índice do Sudeste — e pelo Rio Grande do Sul (12,4%).
Estações do MetrôRio oferecem oportunidades comerciais para quem busca empreender no Rio
O MetrôRio tem 465 pontos comerciais de diversos segmentos que ocupam as 41 estações das linhas 1, 2 e 4, permitindo que os passageiros façam compras com agilidade, inovação, segurança, facilidade e praticidade durante suas viagens.
As empreendedoras interessadas em abrir um negócio no sistema metroviário carioca podem se cadastrar no site da concessionária, na aba Comercial: www.metrorio.com.br/Comercial.
Programa Empreenda +Mulher

Desde 2023, a Secretaria de Estado da Mulher vem estruturando iniciativas voltadas à autonomia econômica feminina, como o programa Empreenda + Mulher, desenvolvido com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que já reuniu mais de 3 mil participantes em 12 edições; a Rede Mulher+ RJ; e o Programa Empreendedoras RJ, que integra formação, desenvolvimento de lideranças e mentorias.
No ano passado, a pasta lançou o Plano Decenal do Empreendedorismo Feminino, um marco nas políticas públicas voltadas à inclusão produtiva e ao desenvolvimento sustentável das mulheres fluminenses.
O documento traz diretrizes e metas para os próximos dez anos, estruturadas em quatro eixos: acesso ao mercado e inclusão socioprodutiva; acesso ao crédito; educação empreendedora; e inclusão digital.
Comentários