Dia da Consciência Negra é marcado em comunidades quilombolas no Estado do Rio
- 18 de nov. de 2025
- 5 min de leitura
Rio de Janeiro, 18/11/2025
Por Redação GBNEWS
Fotos: Divulgação

Em celebração ao Dia da Consciência Negra, o Projeto Quipea (Quilombos no Projeto de Educação Ambiental) promove uma série de atividades em comunidades quilombolas de oito municípios do Rio de Janeiro. As ações, que serão abertas ao público, realizadas entre 20 e 23 de novembro, reforçam o compromisso da Shell Brasil com o respeito à diversidade, à cultura afro-brasileira e ao diálogo com comunidades tradicionais.
“A Shell tem orgulho de apoiar iniciativas que valorizam a diversidade cultural e promovem o fortalecimento das comunidades tradicionais. O Quipea é um exemplo de como o diálogo e a parceria podem gerar resultados duradouros, conectando conhecimento, identidade e sustentabilidade. Celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra junto às comunidades quilombolas reforça nosso compromisso com o respeito à ancestralidade e com a promoção da equidade em todos os territórios onde atuamos”, destaca Suely Ortega, consultora sênior de Performance Social da Shell Brasil.
A agenda contempla comunidades no Rio de Janeiro, reunindo quilombos que promovem momentos de reflexão, bem-estar e integração social, reforçando o compromisso com a preservação da cultura afro-brasileira e a luta por igualdade racial.
Confira a programação

REGIÃO DOS LAGOS
20/11 – Araruama
Quilombo Sobara – Associação dos Remanescentes de Quilombo Sobara
Horário: 8h30 às 13h
Local: Estrada da Sobara, Sítio Bem-Fica, S/Nº, São Vicente – Araruama/RJ
Tema: A Luta Contra o Racismo e o Bem Viver com as Mulheres
Atividade de reflexão que reunirá mulheres do Quilombo Sobara em uma roda de conversa sobre como o combate ao racismo está ligado ao bem viver das mulheres negras. Será um momento de escuta, troca de experiências e fortalecimento da luta. As ações reforçam a identidade e a memória do povo negro ao promover o diálogo e a valorização das mulheres quilombolas.
20/11 – Armação dos Búzios
Quilombo da Rasa – Associação dos Remanescentes de Quilombo da Rasa
Horário: 10h às 16
Local: Mercado do Pescador – Praça Quilombola
Tema: Viva a Casa de Farinha: o sabor da resistência e da memória quilombola
Reflexão sobre a valorização das memórias comunitárias e o fortalecimento das práticas tradicionais. Com foco na produção da farinha, o evento evidencia a importância do trabalho e da oralidade na transmissão de saberes. A programação inclui roda de conversa, escuta de histórias, apresentações culturais e almoço comunitário com feijoada.
20/11 – Armação dos Búzios
Quilombo Baía Formosa – Associação dos Remanescentes do Quilombo Baía Formosa
Horário: 10h30 às 14h30
Local: Sede da Associação do Quilombo de Baía Formosa
Tema: A luta pela preservação do território quilombola em seus aspectos econômicos, culturais e ambientais diante dos diferentes impactos
Evento voltado à reflexão sobre a luta histórica do povo negro pela preservação do território, reconhecendo o quilombo como espaço de resistência, cultura e sustentabilidade. A programação conta com roda de conversa, apresentações culturais e feijoada.
20/11 – Cabo Frio
Quilombo Maria Joaquina – Associação Remanescente Quilombola de Maria Joaquina
Horário: 13h às 17h
Local: Sede da Associação dos Remanescentes do Quilombo Maria Joaquina
Tema: Resistência Ancestral: Vozes
Celebração das raízes quilombolas, com reflexões que ampliam a consciência crítica da comunidade sobre seu papel histórico e político. É um momento de reafirmação da identidade coletiva, reforçando os significados culturais e a manutenção das memórias dos antepassados. A programação inclui roda de conversa, exibição de vídeo, desfile de moda e apresentações culturais.
22/11/2025 – Cabo Frio
Quilombo de Preto Forro – Associação dos Remanescentes do Quilombo de Preto Forro
Horário: 9h30 às 12h30
Local: Centro Cultural Leonídia Maria dos Santos – Preto Forro
Tema: Celebração Cultural e Bem-Estar na Comunidade de Preto Forro
A comunidade promoverá a preparação coletiva de feijoada e xaropes caseiros, além de uma roda de conversa. A ação reforça a transmissão de saberes intergeracionais, fortalece a identidade comunitária e incentiva o protagonismo cultural por meio de práticas e memórias que compõem o patrimônio histórico e social da comunidade.
22/11/2025 – Cabo Frio
Quilombo Maria Romana – Associação dos Remanescentes do Quilombo Maria Romana
Horário: 8h às 14h
Local: Galpão – Sede da Comunidade dos Remanescentes Quilombolas de Maria Romana
Tema: Ancestralidade
Roda de conversa e contação de histórias voltadas à valorização da ancestralidade quilombola, contribuindo para a reflexão sobre a história de resistência do povo negro e o fortalecimento da identidade comunitária. O evento contará com café da manhã, participação dos griôs e dos mais velhos do quilombo, além da exibição de um acervo fotográfico da comunidade.
23/11 – Cabo Frio
Quilombo Botafogo – Associação dos Remanescentes do Quilombo Botafogo
Horário: 10h às 15h
Local: Igreja Pentecostal de Fogo Puro (Pastor João Carlos) – Estrada Trimumum, 80, Restinga, Botafogo, Cabo Frio/RJ
Tema: Conceito Histórico de Quilombos
O evento é voltado às famílias da comunidade e contará com palestra, roda de conversa, apresentações artísticas e desfile da beleza negra. A programação visa fortalecer os laços comunitários, facilitar a autoidentificação e incentivar a participação da comunidade nos espaços de luta por direitos.
NORTE FLUMINENSE
20/11 – Campos dos Goytacazes
Quilombos Aleluia, Batatal e Cambucá – Associação dos Pequenos Produtores Rurais e Quilombolas de Aleluia, Batatal e Cambucá
Horário: 9h às 13h
Local: Sede da Associação Quilombola em Aleluia
Tema: Justiça Climática: agricultura familiar no fortalecimento da luta do território
O evento contará com um café quilombola seguido de uma caminhada educacional pela comunidade. Em seguida, haverá uma roda de conversa com troca de sementes e mudas, além do plantio de uma árvore nativa. As crianças participarão da oficina “Fabricando um brinquedo dos nossos antepassados”, e o evento será encerrado com almoço e o tradicional cantão de banana.
20/11 – Quissamã
Comunidade de Boa Vista – Salão ComunitárioHorário: 8h às 11h
Local: Salão Comunitário de Boa Vista
Tema: A importância histórica do 20 de novembro: memórias, resistência e identidade quilombola
Atividade com café da manhã quilombola, exibição de vídeo e roda de conversa sobre a importância do Dia da Consciência Negra.
22/11/2025 – São Francisco de Itabapoana
Quilombo Barrinha – Associação Quilombola de BarrinhaHorário: 12h30 às 14h30
Local: Sede da Associação Quilombola de Barrinha
Tema: Raízes que Resistam: ancestralidade, cultura e identidade quilombola
A atividade contará com roda de conversa sobre tradições e saberes quilombolas, roda de jongo raiz e almoço.
Quilombo Deserto Feliz – Associação Quilombola de Deserto Feliz
Horário: 10h30 às 13h30
Local: Quintal da presidente Walquíria
Tema: A Busca por Igualdade Social
Desfile em homenagem à beleza negra, apresentação de dança e tradicional roda de jongo, encerrando com almoço quilombola.
23/11 – Campos dos Goytacazes
Quilombo Conceição do Imbé – Casa do Presidente da Associação e Campo de Futebol da Comunidade Quilombola de Conceição do Imbé
Horário: 9h às 13h
Local: Campo de futebol e casa do presidente da associação
Tema: Consciência Negra em Campo: esporte, cultura e ancestralidade quilombola
O evento celebrará o 20 de novembro com momentos de reflexão, esporte e convivência comunitária, incluindo torneio de futebol entre times locais, fala sobre Consciência Negra e entrega de copos sustentáveis. O encerramento contará com a partilha do prato tradicional “cantão”, preparado por mulheres da comunidade.


Comentários