Rio de Janeiro, 07/8/2023
Por Gilson Barcellos
Fotos: Edgar Pires
Maricá tem tudo para voltar a ter o segundo melhor carnaval do Estado do Rio de Janeiro. Isso ficou provado na noite do último sábado (07), com o desfile no Centro, do Escolão, que marcou o encerramento do primeiro módulo dos cursos e oficinas do eixo Carnaval da Incubadora de Inovação Social em Cultura.
Ganharam todos, moradores, turistas e comerciantes graças a parceria da Pimpolhos da Grande Rio com o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto Brasil Social (IBS).
Participaram do desfile do Escolão, 350 componentes, entre professores, alunos e convidados, que durante seis meses elaboraram enredo, fantasias, três carros alegóricos, além de terem afinado a bateria. O enredo não poderia ser outro: “Com Orgulho, Maricá. Um agradecimento por todas as conquistas”.
Esse desfile na Passarela do Samba Adélia Breve mostrou que após um pouco mais de uma década, o maricaense voltou a se orgulhar da competência da cidade em produzir um desfile de escola de samba sem interferência de política partidária. A indústria do carnaval voltou a se instalar em Maricá para a alegria também dos comerciantes do Centro da cidade que não sofreram a concorrência desleal dos ambulantes não credenciados, que não pagam impostos.
Presidente do ICTIM, Carlos Senna, comemorou o sucesso da parceria com a Pimpolhos da Grande Rio
Graças a expertise da Pimpolhos da Grande Rio e a visão do presidente da ICETIM, Carlos Senna, foram contratados profissionais capacitados de Maricá para tocarem o projeto que deve ter seu contrato renovado. Afinal de contas, em 2024, as escolas de samba de Maricá devem voltar a desfilar na Passarela do Samba, e a União de Maricá estará estreando na Marques de Sapucaí, o maior palco do Carnaval brasileiro, na Série Ouro, acesso conquistado este ano nos desfiles da Intendente Magalhães, Zona Norte do Rio. Com isso, vai gerar emprego, renda e, o principal, Cultura!
Agora, as fantasias do Escolão estão exposição no Museu da Cultura.
Produção de Carnaval: Paula Theodoro, Bruna Marins e Leandro Rossi
Carnavalesco: Renato Figueiredo
Mestre de Bateria: Paulinho Steves
Direção Musical: Jotapê e Dudu do Cavaco
Intérpretes: Dalva Torres, Sandro Gustavo, Isabella Correia e Jotapê
Músicos: Dudu do Cavaco, Leco Carvalho, Julia Werneck, Vantuir Nascimento e Marcos Felipe.
Mestre Sala e Porta Bandeira: Gugu e Bia Strella
Coreografa da Comissão de Frente: Day Fersa
Número de alas: 12
Número de componentes: 350
Carros alegóricos: 3
コメント