top of page

Delaroli: marinheiro de 1ª viagem vira presidente da Alerj e governador do Estado

  • Foto do escritor: Redação GBNews
    Redação GBNews
  • há 6 dias
  • 1 min de leitura

Rio de Janeiro, 28/01/2026

Por Gilson Barcellos

Com apenas três anos e um mês de mandato, Guilherme Delaroli (PL) vive situações na política fluminense que não caíram no colo de outros deputados estaduais com a larga experiência no legislativo.

 

Com a prisão do deputado estadual Rodrigo Bacellar e o consequente afastamento da presidência da Assembleia Legislativa (Alerj), por decisão judicial, o deputado liberal Guilherme Delaroli (sargento da reserva da PM) assumiu interinamente a presidência da Casa no final do ano passado.  Exonerou vários funcionários de confiança de Bacellar.

 

Agora assumirá interinamente o governo do Estado do Rio de Janeiro na próxima segunda-feira (02/02). O governador Cláudio Castro, também do Partido Liberal irá à Europa e ficará fora do Brasil até o dia 8 de fevereiro. Quem deveria assumir o cargo seria o presidente do Tribunal de Justiça, Ricardo Couto, que também estará fora do país.

 

O vice de Castro, Thiago Pampolha, renunciou ao cargo em 2025 para assumir uma cadeira de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A linha sucessória do estado foi alterada.

 

Guilherme Delaroli está no primeiro mandato como deputado estadual, com pouco mais de 100 mil votos, é irmão do prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, reeleito no ano passado com cerca de 93% dos votos válidos. Guilherme é pai do presidente da Câmara de Vereadores, João Delaroli, 20 anos de idade, o mais votado de Itaboraí em 2025 com pouco mais de 10 mil votos. Eles são oriundos da cidade vizinha, Maricá, onde o pai de Marcelo e Guilherme, José Delaroli foi vereador.

 

 

 

Comentários


Logo GB News VERMELHO BRANCO.png
  • Instagram
  • Facebook

Copyright @2026 GB NEWS | Desenvolvido por Beatriz Aguiar

bottom of page