top of page

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros atuam em simulado de rompimento de barragem Caxias

Rio de Janeiro, 06/11/2022

Por Redação GBNEWS

Fotos: Divulgação

A Defesa Civil Estadual (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) participaram da coordenação, neste sábado (05), de um simulado de rompimento de barragem em Saracuruna, Duque de Caxias.

O exercício contou com a instalação de um gabinete de crise no Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (GOPP) do CBMERJ e com a desocupação de cerca de 90 famílias de uma comunidade próxima, que poderiam ser impactadas pelo acidente. Aproximadamente 450 pessoas atuaram na atividade, incluindo representantes da Coordenadoria Regional de Defesa Civil da Baixada Fluminense (REDEC Baixada), da Defesa Civil de Duque de Caxias, do Inea-RJ, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Saúde, da PMERJ, da Guarda Municipal, da Petrobrás, além de voluntários do Processo APPEL.

O evento, que durou cerca de 4 horas, encenou também atendimento pré-hospitalar a supostas vítimas do desastre. - O simulado permite colocar em prática ações previstas no Plano Estadual de Contingências, além de reforçar a integração entre as diversas agências participantes do evento. Cada órgão, com sua responsabilidade, soma esforços em prol da segurança da população - afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.




Comentários


bottom of page