Rio de Janeiro, 29/11/2023
Por Redação GBNEWS
Fotos: Divulgação
Nesta terça-feira (28), grandes monumentos brasileiros aderiram à iniciativa do Instituto Phi em celebração ao Dia de Doar, um movimento global que visa estimular as doações, trazer visibilidade para projetos sociais e celebrar o poder transformador da generosidade. O Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, no Rio de Janeiro – pelo segundo ano consecutivo –, o Buda Gigante, em Ibiraçu (ES), e a Torre do Relógio da USP, em São Paulo, foram iluminados na cor laranja.
O Instituto Phi é uma organização não governamental que trabalha para fortalecer a cultura da filantropia, promovendo doações de recursos financeiros, de forma eficiente, para projetos sociais.
O Dia de Doar conta com a participação de empresas, entidades do governo e, principalmente, organizações do terceiro setor. Ao todo, são promovidas cerca de 60 campanhas pelo país.
A cor laranja foi escolhida porque representa positividade, altruísmo e empatia. A homenagem à data com a iluminação do monumento ao Cristo Redentor, símbolo do Brasil, convidou os brasileiros a se engajarem na construção do país que queremos viver, começando pela nossa cidade.
“Mais uma vez, foi emocionante ver os monumentos sendo iluminados. O objetivo é chamar a atenção para a data e que as pessoas saibam como é importante doar e que todo tipo de doação importa. As organizações não governamentais trabalham continuamente para enfrentar as desigualdades sistêmicas e promover o desenvolvimento das comunidades onde atuam”, vibra Luiza Serpa, diretora do Instituto Phi, que esteve presente no Cristo Redentor com a sua equipe.
Sobre o Instituto Phi
O Instituto Phi é uma organização não governamental que atua assessorando indivíduos e empresas a fazer de maneira estratégica o planejamento de sua filantropia e, ao mesmo tempo, fortalecendo a gestão de projetos sociais e criando soluções inovadoras e customizadas para potencializar o Terceiro Setor. Em nove anos, o Phi já apoiou mais de 1.660 projetos sociais das mais variadas causas em todo o país, movimentou cerca de R$ 189 milhões para o setor e impactou a vida de mais de 2,5 milhões de pessoas.
Sobre o Dia de Doar
O Dia de Doar está completando 10 anos no Brasil, onde começou a ser celebrado em 2013, um ano depois da primeira edição nos Estados Unidos, em 2012. A partir de 2014, o país passou a fazer parte do movimento global, que hoje conta com 85 nações participando oficialmente.
Buda Gigante, em Ibiraçu (ES)
Lá fora, o Dia de Doar tem o nome de #GivingTuesday, que significa "terça-feira da doação". Vem na sequência de datas comerciais já famosas, como a BlackFriday e a CyberMonday. É sempre realizado na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças (o Thanksgiving Day).
Torre do Relógio da USP, em São Paulo
A Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) é a representante oficial do Dia de Doar no Brasil. A mobilização é promovida em parceria com o Instituto Mol, como parte do Movimento por uma Cultura de Doação, que reúne organizações e indivíduos que atuam pela promoção de um país mais generoso.
Comments