top of page

Comitê da Baía de Guanabara recebe Prêmio Prosegh 2023

Rio de Janeiro, 14/7/2023

Por Redação GBNEWS

Halphy Rodrigues, diretor-técnico do CBH Baía de Guanabara, e Thiago Pampolha, vice-governador do Rio de Janeiro


O Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá (CBH Baía de Guanabara) recebeu o Prêmio Prosegh 2023 durante o Seminário Estadual de Saneamento e Meio Ambiente 2023 (SANEARio 2023) promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). O reconhecimento foi devido ao Monitoramento Quali-Quantitativo na Região Hidrográfica V.

A iniciativa é realizada desde 2021 e consiste na coleta de amostras de água em 93 pontos da Baía de Guanabara de forma mensal, além da medição de vazão em 50 pontos. No monitoramento são verificados 13 parâmetros de qualidade, sendo 10 deles utilizados para determinação do índice de qualidade da água (IQA).

O diretor-técnico do CBH Baía de Guanabara, Halphy Rodrigues, destaca as metas do comitê e a importância do monitoramento para a região hidrográfica. “Enquanto Comitê de Bacia Hidrográfica, temos metas a cumprir, como o enquadramento dos nossos corpos hídricos, a implementação de projetos de recuperação ambiental e de produção de água. O nosso monitoramento é de suma importância para identificar as necessidades e as fragilidades, os pontos a melhorar e, a partir daí, direcionar as iniciativas de acordo com os investimentos do Fundo de Recursos Hídricos.”

O Prêmio PROSEGH é uma iniciativa Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), que chancela instituições e iniciativas que contribuem para a segurança hídrica fluminense e para a disponibilidade de água da população. Ao todo, onze iniciativas receberam a premiação. “O selo PROSEGH premia as ações de qualidade ambiental, associados à água, monitoramento ambiental e planejamento. Acho que ele é um coroamento das ações do comitê, que lançou o monitoramento da sua bacia hidrográfica e de rios complementares que o INEA realiza e assim reconhecendo o território”, ressalta o superintendente de Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro, André Leone.

Sobre o comitê

O Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá (CBH Baía de Guanabara) é o parlamento de gestão e governança dos recursos hídricos em 17 municípios do Estado do Rio de Janeiro. Ele promove o diálogo sobre temas ligados à gestão das águas, reunindo representantes do Poder Público, dos Usuários – empresas que fazem uso e exploração da água – e da Sociedade Civil. O Comitê foi instituído pelo Decreto Estadual nº 38.260 de 16 de setembro de 2005, cuja redação foi alterada pelo Decreto Estadual nº 45.462 de 25 de novembro de 2015.

A sua organização teve início a partir de iniciativas da sociedade civil e dos usuários da água, sob o apoio da Secretaria de Estado de Recursos Hídricos no ano de 2001. Foram formadas duas Comissões, uma para cada lado da Baía de Guanabara, sendo elas: Comissão Pró-Comitê do Leste da Guanabara e a Comissão Pró-Comitê do Oeste da Guanabara.

Em 2005, o Governo do Estado do Rio de Janeiro instituiu oficialmente, por meio de decreto, o Comitê da Baía de Guanabara, expandido a área de atuação para além do lado leste, incluindo as áreas do oeste, dos sistemas lagunares de Jacarepaguá, Lagoa Rodrigo de Freitas, Itaipu/Piratininga e Maricá-Guarapina.


bottom of page