Começou em São Gonçalo a Campanha de Multivacinação em 59 postos de saúde
- Gilson da Gama Barcellos

- 6 de out.
- 2 min de leitura
Rio de Janeiro, 06/10/2025
Por Redação GBNEWS
Ilustração: Divulgação

A Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação começou em São Gonçalo. Responsáveis pelas crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, 11 meses e 29 dias devem procurar um dos 59 postos de saúde receber os imunizantes. A vacina contra o HPV também está disponível para os adolescentes entre 15 e 19 anos que ainda não se vacinaram. A campanha segue até o dia 31 de outubro e terá o Dia D no dia 18 de outubro.
A maioria das unidades de saúde funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, para a imunização. As clínicas municipais do Mutondo e da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, abrem das 8h às 21h, de segunda a sexta. E aos sábados, das 8h às 12h.
Estarão disponíveis todas as vacinas dos calendários de vacinação da criança e do adolescente. São elas: BCG, Hepatite B, Pentavalente, Pólio Inativa, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, caxumba e rubéola), varicela, DTP, Hepatite A, Varicela, Meningocócica ACWY, HPV, Influenza, Covid-19, DTP e Hepatite A.
A contraindicação da aplicação das vacinas só acontece nos casos de evolução de doenças agudas febris. O uso de antibióticos não interfere na aplicação da vacina. A maior parte das vacinas pode ser aplicada no mesmo dia. Os pais devem levar as cadernetas de vacinação, que serão avaliadas e as equipes definirão quais vacinas precisam de atualização.
“A Campanha de Multivacinação é uma oportunidade essencial para atualizar a caderneta, garantindo a proteção contra diversas doenças preveníveis. Essa mobilização nacional facilita o acesso da população aos serviços de saúde, reforça a importância da imunização como medida de prevenção e promove maior adesão às vacinas. Ao participar, pais, responsáveis e jovens contribuem não apenas para a saúde individual, mas também para a proteção coletiva, ajudando a manter a comunidade mais segura e livre de surtos”, disse a coordenadora de Imunização, Ingrid Perni.
Os pais ou responsáveis que tiverem dúvidas podem comparecer ao posto de vacinação mais próximo para avaliação e orientação pelos profissionais de saúde. Quem perdeu a caderneta de vacinação terá a indicação das vacinas que podem ser aplicadas pelas equipes de saúde conforme a idade da criança ou do adolescente.
A Campanha Nacional de Multivacinação pretende atingir o público de 0 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. No entanto, todos os gonçalenses podem procurar as unidades para colocarem a vacinação em dia, principalmente os idosos.


Comentários