Cipop-Rua oferece identidade e emprego a pessoas em situação de rua em Niterói
- Gilson da Gama Barcellos

- 27 de ago.
- 2 min de leitura
Rio de Janeiro, 27/8/2025
Por Redação GBNEWS
Fotos de Rodrigo Taves/Detran RJ

Começou a funcionar, nesta quarta-feira (27), o novo serviço especial do Detran de emissão de carteiras de identidade para pessoas em situação de rua, no Centro de Niterói. O serviço será oferecido no Centro de Atendimento Integrado às Pessoas em Situação de Rua (Cipop-Rua) - projeto criado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) que tem o apoio do Governo do Estado e oferece, além da emissão de documentos, assessoria jurídica, vagas de emprego, serviços previdenciários, entre outras atividades.
O primeiro Cipop-Rua funciona, desde abril de 2024, na Central do Brasil, no Rio, onde o Detran atende quase 400 pessoas por semana. Em Niterói, o atendimento está sendo realizado em parceria com a Prefeitura Municipal - que lançou o projeto Recomeço, para ampliar a oferta de serviços à população vulnerável da cidade. O Cipop-Rua vai abrir de segunda a sexta, das 10h às 16h, na Rua José Figueiredo, número 30, no Centro.

O principal documento fornecido pelo Detran no posto será a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que está, aos poucos, substituindo o tradicional RG e tem o CPF como seu único número de identificação, com validade em todo o território nacional. Todos os cidadãos brasileiros terão mais 7 anos de prazo (até 2032) para tirar a nova CIN. No Estado do Rio, o Detran já forneceu mais de 2,7 milhões desses documentos.
O atendimento no Cipop-Rua reúne, além do Detran e do Tribunal de Justiça, órgãos como Fundação Leão XIII, Defensoria Pública, Tribunal Regional do Trabalho e Tribunal Regional Eleitoral. Ao levar serviços diversificados para um mesmo lugar, facilita o acesso das pessoas em situação de rua e amplia a efetividade dos programas de assistência social.

A Rua José Figueiredo fica próxima à Avenida Jansen de Melo e ao 12º Batalhão da PM, com acesso pela Rua Professor Heitor Carrilho, no Centro de Niterói. O acordo de cooperação para instalação do Cipop-Rua foi celebrado pelo TJRJ e pela Prefeitura de Niterói em 19 de agosto, data em que se celebra o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.


Comentários