top of page

Chileno vence etapa do mundial de Bodyboard em Itacoatiara

Rio de Janeiro, 17/6/2023

Por: Redação GBNEWS

Fotos: Divulgação

O chileno Moises Silva sagrou-se campeão da etapa do Mundial de Bodyboard que terminou nesta sexta-feira (16) na Praia de Itacoatiara, em Niterói. O atleta venceu o havaiano Tanner McDaniel, atual líder do ranking, ao pegar uma onda nos minutos finais da bateria que lhe rendeu uma nota 8,5. Dividindo o 3⁰ lugar na competição ficaram os atletas Ethan Capdeville, da França, e Rodrigo Silva, também do Chile e irmão gêmeo do campeão do Itacoatiara Pro World Contest 2023, evento promovido pela prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

"Tanner é um bodyboarder excelente, radical e muito técnico. Sabia que para vencê-lo teria que tomar boas decisões. Esperei um momento, confiei em Deus e graças a Ele deu tudo certo. Vou comemorar a vitória em minha casa, com minha gente e também com toda a galera aqui do Brasil, que faz eu me sentir em casa. Estou muito feliz e agradecido por tudo e por cada pessoa que fez seu trabalho no evento, meus patrocinadores, minha família, meu irmão e todas as pessoas que estão sempre comigo", disse o atleta logo após o término da bateria final, ainda bastante emocionado. A etapa do mundial de Bodyboard faz parte do festival Itacoatiara Pro que segue em sua 11ª edição na próxima semana com competições de Surf, Bodysurf (surfe de peito), Downhill e Vela, além do campeonato brasileiro de Bodyboard que começa no dia 23. O festival tem o apoio da Prefeitura de Niterói. “O Bodyboard tem tudo a ver com Itacoatiara que recebe tradicionalmente esta etapa do circuito mundial. É um prazer estar aqui representando a prefeitura e poder realizar mais uma edição deste evento, em parceria com a associação internacional de Bodyboard”, ressaltou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Rubens Goulart, que acompanhou as finais do Itacoatiara Pro World Contest 2023. A competição contou com atletas profissionais de mais de 20 países em busca de pontos para o ranking e R$ 150.000 em premiações. Os brasileiros Uri Valadão (campeão do mundo em 2008) e Socrates Santana (bicampeão mundial na categoria júnior) chegaram até as oitavas e as quartas de final, respectivamente.

"Pelo segundo ano consecutivo o caneco vai para o Chile. Em 2022, o campeão foi o atleta chileno Alan Munoz e neste ano o Moises chegou na final após vencer seu irmão gêmeo numa disputa também acirradíssima nas semifinais”, contoua Giuliano Lara, diretor da competição e idealizador do Itacoatiara Pro. Depois do Brasil, o tour mundial segue para as Ilhas Maldivas, depois Marrocos, França, África do Sul e Ilhas Canárias. A etapa do Mundial do Bodyboard em Niterói foi transmitida pelo canal da International Bodyboarding Corporation (IBC) e chegou a ter mais de 50 mil visualizações, nos momentos de pico. Confira as próximas atrações do Itacoatiara Pro 2023: Campeonato Brasileiro de Bodyboard (Itacoatiara Pro Bodyboard Série Brasil) Logo após as competições do circuito mundial na Praia de Itacoatiara será realizada também a já tradicional etapa do Campeonato Brasileiro de Bodyboard, que neste ano contará exclusivamente para as categorias Profissionais Masculino e Feminino. Em parceria com a Confederação Brasileira de Bodyboard foram criados modelos novos de competição para as principais categorias da modalidade e isso irá oferecer mais tempo e qualidade para propiciar aos atletas as melhores condições de surf neste ano. Itacoatiara Pro Surf O Itacoatiara Pro Surf acontece em um dia de ondas grandes e clássicas com a participação de 32 surfistas convidados, sob curadoria da Associação de Surf de Niterói. Serão convidados os maiores nomes do Surf brasileiro como Raoni Monteiro e Marcelo Trekinho (campeão e vice do Itacoatiara Pro Surf 2022), Lucas Chumbo, Pedro Calado, além é claro dos atletas locais especialistas em ondas grandes como Kalani Latanzi, Gabriel Sampaio, Guilherme Herdy e talentos da nova geração. Itacoatiara Pro Bodysurf O Bodysurf é a novidade dentre as competições de alto rendimento que agora fazem parte da agenda esportiva do Itacoatiara Pro. A modalidade possui muitos praticantes locais, sendo gerida na cidade pela Associação de Surfe de Peito de Itacoatiara. O formato é igual ao evento de surf com um dia inteiro de competições e R$ 10.000 em prêmio. Itacoatiara Pro Downhill A competição de Downhill em 2023 vira uma etapa do Circuito Brasileiro de Downhill e contará com os melhores atletas do país voando baixo na pista conhecida como Waimea, no Parque da Cidade. Uma das três melhores pistas do Brasil, segundo a FECIERJ, que fará a curadoria da prova junto com a Confederação Brasileira de Downhill. Serão mais de 150 atletas em pelo cinco categorias, ou seja, a maior competição da modalidade já vista na cidade. Itacoatiara Pro Vela As provas de Vela com suas regatas tradicionais agora passam a valer para o ranking estadual nas modalidades Optimist, Dingue e ILCA. Todas sob chancela da FEVERJ, acontecendo sob o cenário paradisíaco da Baía de Guanabara. SERVIÇO - ITACOATIARA PRO 2023: Itacoatiara Pro World Contest (IBC ITACOATIARA PRO BODYBOARD WORLD TOUR) Data: 9 a 18 de Junho (4 dias escolhidos)*

Local: Praia de Itacoatiara Hora: 7h às 17h Itacoatiara Pro Surf Data: 19 a 22 de junho (1 dia escolhido)* Local: Praia de Itacoatiara Hora: 7h às 17h Itacoatiara Pro Bodysurf Data: 19 a 22 de junho (1 dia escolhido)* Local: Praia de Itacoatiara Hora: 7h às 17h Itacoatiara Pro Bodyboard Série Brasil (Circuito Brasileiro) Data: 23 a 25 de junho Local: Praia de Itacoatiara Hora: 7h às 17h

Itacoatiara Pro Downhill (Circuito Brasileiro) Data: 24 e 25 de junho Parque da Cidade Hora: 7h às 17h

Itacoatiara Pro Vela (Circuito Estadual – classes Optimist, Dingue e ILCA) 24 e 25 de junho Local: Clube Naval - Baía de Guanabara Hora: 10h às 17h *dias escolhidos conforme as melhores condições do mar.



Comentarios


bottom of page