top of page

Certificação digital será arma contra fraudes eleitorais

Rio de Janeiro, 27/6/2022

Por Jucielly Pereira

Especialistas apontam que o uso de certificação digital nas eleições de 2022 será um importante aliado para combater fraudes na prestação de contas. Diante desse cenário, o maior evento de certificação digital - o CertForum- reservou pela primeira vez um painel para falar sobre a importância do mecanismo de identificação na prestação de contas de candidatos e partidos.


"Como os dados das campanhas são públicos, existe o risco de opositores contratarem gastos e emitirem notas fiscais com dados dos adversários, criando risco para a prestação de contas. Com a certificação digital, podemos monitorar a emissão das notas fiscais em tempo real e identificar possíveis fraudes no momento da realização, o que facilita para a campanha se defender”, explica Guilherme Sturm, CEO da Rede de Contabilidade Eleitoral Essent Jus.


Ele lembra que os certificados digitais, que permitem assinar documentos eletronicamente, já são usados em várias outras atividades e a tendência é que se tornem mais comuns nas campanhas, nas quais a prestação de contas já é totalmente digital.




bottom of page