CEO de MARAEY conquista o Prêmio Empresário do Ano da Câmara de Comércio Brasil-Espanha
- Gilson da Gama Barcellos

- 14 de nov.
- 3 min de leitura
Rio de Janeiro, 14/11/2025
Por Redação GBNEWS
Foto: Divulgação

Luiz Alberto Figueiredo Machado, embaixador do Brasil na Espanha; Trinidad Jiménez, presidente da Câmara de Comércio Brasil-Espanha; e Andrés Allamand, secretário-geral ibero-americano, entregam o prêmio a Emilio Izquierdo, CEO de MARAEY
MADRI - Emilio Izquierdo, CEO de MARAEY, projeto turístico e residencial que será construido na Restinga de Maricá, foi homenageado com o Prêmio Brasil como Empresário do Ano, pela Câmara de Comércio Brasil-Espanha (CCBE). A premiação entregue na quarta-feira (12), em Madri (Espanha), celebra líderes de empresas e instituições que fortalecem os laços econômicos, empresariais, culturais e sociais entre Brasil e Espanha.
Entre os premiados em edições anteriores pela CCBE estão executivos de grandes empresas, como Helena Revoredo, presidente da Prosegur; Luis Gallego, presidente da Iberia, Ignacio Sánchez Galán, presidente da Iberdrola e José Manuel Entrecanales, presidente da Acciona. O reconhecimento reforça a posição de MARAEY – premiado como Melhor Projeto de Usos Públicos do Mundo e Melhor Empreendimento de Uso Misto das Américas – como um dos empreendimentos mais inovadores e internacionalizados do Brasil, contribuindo para as relações bilaterais entre os dois países.
A presidente da CCBE, Trinidad Jiménez, destaca a liderança inspiradora de Emilio Izquierdo e a importância de premiar iniciativas que unam inovação, sustentabilidade e cooperação entre as duas nações. “Premiamos MARAEY pelo grande empreendimento de infraestrutura e turismo, que apresenta uma proposta inovadora e comprometida social e ambientalmente, e que já é uma referência em práticas sustentáveis transformadoras, garantindo um futuro mais verde e equilibrado para a região de Maricá, no Rio de Janeiro”, afirma.
Izquierdo celebra a homenagem. “É uma honra que a Câmara de Comércio Brasil-Espanha conceda à família MARAEY este reconhecimento pelo nosso compromisso com a sustentabilidade e pelo impacto transformador do empreendimento nos setores turístico, residencial e educacional do Brasil. Estamos trazendo uma proposta inovadora, premiada internacionalmente e fundamentada na regeneração ambiental e na responsabilidade social, com as melhores bandeiras globais, o apoio inédito dos bancos multilaterais e a maior estruturação financeira da história da América Latina, sob uma firme proposta de investimento sustentável EESG”.
Izquierdo também enfatiza o compromisso do empreendimento com o meio ambiente e com o treinamento e contratação de mão de obra local. “Tudo isso vem acompanhado de uma agenda de preservação e regeneração ambiental, com destaque para a criação da quinta maior RPPN de restinga do Brasil e o acréscimo de 32% de vegetação autóctone, junto aos impactos sociais que serão tangíveis a partir do início das obras, com a regularização fundiária da Comunidade de Pescadores de Zacarias, e um programa integral de capacitação de mão de obra local, incluindo a abertura de 2.300 vagas em 2026 para cursos de formação em construção civil e hotelaria. MARAEY é um motor de transformação para a região”, ressalta.
Sobre MARAEY
Projeto turístico-residencial mais inovador e sustentável do Brasil, MARAEY, em Maricá, tem como ativos fundamentais a proteção ao meio ambiente e o investimento em pesquisas acadêmicas com a participação de algumas das principais instituições do país, a valorização da comunidade local, além do desenvolvimento econômico.
Com uma ocupação predial de apenas 6,6% do terreno, dentro dos 840 hectares do empreendimento será criada a segunda maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de restinga do Estado do Rio, e a quinta do Brasil, além da regeneração de 32% de vegetação autóctone na região. MARAEY é signatário do Pacto Global da ONU e já conta com premiações de reconhecimento mundial - como o Prêmio de Liderança do U.S. Green Building Council 2021 para América Latina, o prêmio International Property Awards 2022-2023 ao melhor projeto de usos mistos das Américas, o selo BIOSPHERE, além das pré-certificações Sustainable SITES Initiative GOLD e Geo Foundation for Sustainable Golf.



Comentários