top of page

Casa de Petrópolis lança exposição virtual “Fotopolifonia” de Henrique Drach durante live

Rio de Janeiro, 16/5/2022

Por Redação GBNEWS

A Casa de Petrópolis Instituto de Cultura inaugura nesta terça-feira (17) a exposição fotográfica virtual Fotopolifonia, de Henrique Drach. Organizada pelo artista plástico Luiz Aquila, o lançamento ocorre durante uma live que será transmitida ao vivo e ficará disponibilizada no YouTube da Casa. A mostra integra a programação da I Jornada do Projeto “Photo Graphos: Imagens e Significados” que é uma parceria dos cursos de Geografia e de Arquitetura e Urbanismo da UERJ com a Casa de Petrópolis.


“O multiartista Henrique Drach, pegando emprestado o conceito de “Polifonia” na música, utiliza vozes separadas dos elementos para a composição de suas obras, superpondo três fotos em uma, cada clique invadindo o outro. Uma máquina com múltipla exposição, alguns segundos no mesmo tempo e local. Fotos de situações banais de Petrópolis que recriam sua arquitetura e paisagem“, conta Luiz Aquila, organizador da mostra e que assina o texto “Sinfonia para uma Petrópolis”, apresentando o artista.

Músico e fotógrafo, Henrique Drach integrou o naipe de violoncelos da Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense. Graduado em Violoncelo pela UFRJ, seu mestrado em Música pela mesma instituição, focou aspectos ergonômicos do instrumento sem, entretanto, se afastar da fotografia, neste estudo com as imagens de interior do corpo, raio X, denominadas por Henrique de fotografias de interior.


Já em seu doutorado em História, desenvolveu uma pesquisa sobre o Professor Luiz Heitor Corrêa de Azevedo que fez uma coleta de dados fotográficos e musicais nos estados do Ceará, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás, financiado pela Library of Congress.


Sua exposição “Fotopolifonia” envolve uma abordagem conectando mais profundamente a música com a fotografia através da polifonia. Após seu lançamento, quem quiser conferir as imagens do artista, pode conferir no link: https://culturacasadepetropolis.com.br/exposicoes-on-line/fotopolifonia-henrique-drach/

Serviço

Live de Lançamento da exposição Fotopolifonia de Henrique Drach

Onde: YouTube da Casa de Petrópolis (https://www.youtube.com/channel/UCeLC6SqtYaZZ6ppggVtGtSg)

Data: Terça-feira, 17 de maio

Horário: 14h


bottom of page