top of page

Carlos Senna deixa legado em autarquia de Maricá e assume assessoria na Finep

Rio de Janeiro, 02/10/2023

Por Redação GBNEWS

Fotos: Divulgação

Ao lado do prefeito Fabiano Horta, Carlos Senna inaugurou a Incubadora de Inovação Social em Cultura


Após 3 anos e 8 meses no Instituto de Ciência, tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Cargos Senna deixa a autarquia para assumir a assessoria da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.


Senna inicialmente foi chefe de gabinete e, depois, presidente do ICTIM, deixando como legado quatro novas unidades de qualificação, acordo firmado com o IFF para ofertas de cursos técnicos e, ainda, Memorando de Cooperação Técnica com BioCubaFarma, um planetário pronto e um acordo internacional.

“Há uma sensação coletiva de que o ICTIM, desde a sua criação, seria na cidade um impulsionador de projetos de pesquisa e de qualificação. Hoje, a autarquia está consolidada e é muito respeitada, compondo uma gestão municipal de excelência. Tenho muito orgulho de ter participado do processo de criação e consolidação de tantos projetos que transformam a vida de milhares de pessoas. O prefeito Fabiano Horta (PT), que sucedeu Washington Quaquá (PT), é um visionário e faz uma das melhores gestões do Brasil", destaca Senna.

Na reta final da gestão, Senna destaca que um dos mais importantes projetos do ICTIM está concluído. "Maricá ganhará o seu primeiro Planetário, que o ICTIM idealizou e, hoje, deixo pronto. O prefeito já sinalizou a inauguração para outubro, e será um marco para a cidade. Será um instrumento de conhecimento valioso e só consolida a nossa missão", destaca Senna. O Espaço Nave - Casa da Ciência/Planetário está localizado em Itaipuaçu, ao lado do CEPT Leonel de Moura Brizola.


Outra vertente de atuação do ICTIM é a Saúde. A Prefeitura de Maricá incumbiu a autarquia da missão de formalizar um Memorando de Cooperação Técnica, junto à BioCubaFarma. Na solenidade, que ocorreu em Cuba, em maio deste ano, o presidente do ICTIM, Carlos Senna, foi recebido pelo presidente da BioCubaFarma, Eduardo Martínez Díaz.


O acordo visa a criação de um Centro Binacional Brasil-Cuba para Desenvolvimento de Pesquisa e Inovação em Biotecnologia. No documento firmado entre as partes, o desenvolvimento de pesquisas para produção de vacinas e fármacos para tratamento de doenças emergentes e reemergentes, além de estudos relacionados aos medicamentos produzidos pela BioCubaFarma.


À frente do ICTIM, Senna deixou também um projeto de Cooperação Internacional com o Instituto Finlay/BioCubaFarma, em parceria com a UFRJ, tratando sobre pesquisa para uma plataforma de vacinas à base de mRNA, submetido ao CNPq.

Senna já havia liderado em Maricá um importante projeto na área da Saúde, ainda na gestão de Celso Pansera, que foi a Pesquisa Sentinela Covid-19. A iniciativa identificava, por amostragem, o comportamento do novo coronavírus à medida que a população ia sendo vacinada.


No legado de sua gestão à frente do ICTIM, Carlos Senna também destaca a formalização, em maio deste ano, do acordo com o Instituto Federal Fluminense (IFF), para a oferta de 1.760 vagas em cursos técnicos, cujo primeiro edital sairá em 2024. As formações serão nas áreas de Edificações, Guia de Turismo, Informática para Internet, Logística, Meio Ambiente e Produção de Áudio e Vídeo;


"Os cursos são fundamentais no processo de construção da cidade e o IFF é um parceiro de excelência no desenvolvimento educacional de Maricá. O prefeito tem um olhar atento ao mundo técnico e profissional do trabalho, e nos incumbiu dessa missão que muito me orgulho de ter startado", diz Senna.

Outro destaque é o Restaurante Escola, cujas instalações estão prontas e apenas aguardando a data para inauguração. "Na mesma lógica, a iniciativa dará qualificação profissional em 70 cursos na área de Gastronomia", ressalta. A ação compõe o ecossistema de alimentação saudável, proposto pelo Bem-viver Alimentar, um projeto do ICTIM.


Como presidente da autarquia, Senna inaugurou, ao lado do prefeito Fabiano Horta, a Incubadora de Inovação Social em Cultura, em abril deste ano. O projeto, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, proporciona o fomento do mundo tecnológico e do imaginário cultural local, reunindo cinema, audiovisual, formação em games e indústria do Carnaval.


Maricá ganhou, ainda, duas novas unidades do Espaço Nave - Ambiente Digital na gestão de Senna, sendo nos bairros do Flamengo e Caxito, e outros dois polos (Recanto e Jacaroá) tiveram suas obras iniciadas. E o já consolidado projeto Qualifica Maricá, desenvolvido pelo ICTIM em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, recebeu a sua 6ª unidade, em Ponta Negra. "O Qualifica está em seu segundo ano de exercício e soma mais de 3 mil pessoas qualificadas para o mercado de trabalho", destaca Senna.

Senna em reunião no ICTIM


Missão ao lado de Lula


Caminhando para a Finep, órgão do Governo Federal hoje presidido por Celso Pansera, Senna assumirá uma assessoria e terá novos desafios pela frente. "Me honra assumir a missão no Governo Federal, ao lado do presidente Lula. Foi uma campanha pesada, e hoje o Brasil está se reconstruindo", diz ele.

Commentaires


bottom of page