top of page

Canto do Rio, em Niterói, pode se tornar patrimônio imaterial do Estado

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • 17 de out.
  • 1 min de leitura

Rio de Janeiro, 17/10/2025

Por Redação GBNEWS

ree

O centenário Canto do Rio Foot-Ball Club, com sede em Niterói, pode ser reconhecido como patrimônio cultural imaterial do estado. O projeto, de autoria do deputado estadual Vitor Junior (PDT), foi aprovado em primeira discussão na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na quarta-feira (15). A proposta seguirá para nova votação em plenário.

 

“O Canto do Rio formou muitos atletas, é um símbolo da história esportiva e afetiva de Niterói. Este projeto de lei tem como objetivo preservar a trajetória e o legado do clube”, conta Vitor Junior, que lidera a Frente Parlamentar de Defesa dos Clubes Sociais e Esportivos do Estado, iniciativa para valorização dessas associações e suas sedes como protagonistas no fomento ao esporte, à cultura e ao lazer.  

ree

Carinhosamente chamado de Cantusca pelos torcedores, o clube que revelou nomes como o tricampeão mundial Gerson, o Canhotinha de Ouro, e Vinicius Jr, jogador do Real Madrid e da seleção brasileira, é também celeiro de craques em modalidades como natação, polo aquático e basquete. Recentemente, voltou a se destacar nos jogos de futebol da categoria de base.

 

Já são 110 anos de história do Canto do Rio, tendo entre seus principais títulos o Torneio Início do Campeonato Carioca de 1953 e o Torneio Início do Campeonato Fluminense de 1918 e 1926. Foi um dos cinco fundadores da Associação Fluminense de Esportes Atléticos (AFEA), que se tornaria a Federação Fluminense de Desportos, organizadora do futebol do antigo Estado do Rio.

 

 

Comentários


bottom of page