Bombeiros ainda trabalham no subsolo do Shopping Tijuca que pegou fogo
- Redação GBNews

- 5 de jan.
- 2 min de leitura
Rio de Janeiro, 05/01/2026
Por Gilson Barcellos

Bombeiros furam a parede do shopping para as saída de muita fumaça ainda no subsolo onde teve início ao incêndio
O Corpo de Bombeiros continua no trabalho de rescaldo no subsolo do Shopping Tijuca que pegou fogo na sexta-feira, deixando o saldo de duas pessoas mortas. Não há previsão de reabertura do shopping e as causas do incêndio ainda são desconhecidas. ainda há muita fumaça no local. A administração do empreendimento divulgou comunicado sobre as ações desenvolvidas.
“O Shopping Tijuca informa que, após o incêndio na loja Bell’Art, nosso time conseguiu evacuar cerca de 7 mil pessoas com total segurança. Os equipamentos para combate a incêndios exigido por legislação estavam disponíveis e todos os protocolos de emergência foram cumpridos, inclusive com acionamento de sirenes.
A brigada do shopping atuou de forma rápida, conseguindo evacuar a loja e o andar onde ela se encontrava (subsolo) em poucos minutos, até a chegada dos bombeiros. Em aproximadamente 30 minutos, todas as pessoas tinham sido retiradas em segurança, sem tumultos ou ferimentos decorrentes de correria.
Os esforços foram coordenados pela brigada, funcionários, equipe de segurança e bombeiros, que atuaram de forma ativa na orientação do público. O Shopping Tijuca conta com 11 pontos de saída de emergência, além de portarias e rotas de fuga dimensionadas e aprovadas conforme as normas técnicas e exigências do Corpo de Bombeiros.
Assistência às vítimas e famílias
Desde o primeiro momento, nossa prioridade tem sido dar toda a assistência às famílias da brigadista Emellyn Aguiar e do supervisor de mall Anderson Paiva, além de apoiar nossos colaboradores envolvidos. Eles são heróis e, junto ao time, foram fundamentais para que muitas vidas fossem preservadas.
Apoio ao trabalho dos bombeiros
Todas as ações foram conduzidas com atuação técnica, rápida e decisiva do Corpo de Bombeiros, que liderou a operação no local, contando com total suporte e cooperação do shopping para garantir a segurança das pessoas e a eficiência dos trabalhos. O shopping mobilizou:
- 40 equipamentos adicionais de ventilação e exaustão de fumaça, trazidos com o apoio de shoppings parceiros da região;
- 10 bombas para drenagem;
- 2 retroescavadeiras para auxiliar em aberturas de pontos de acesso e intervenções externas nas paredes do shopping;
- Rede de sprinklers e hidrantes que abrange todo o empreendimento;
- Pontos de alimentação elétrica;
- Abastecimento contínuo de água, inclusive com caminhões pipa, permitindo que os bombeiros pudessem atuar com mais agilidade e segurança.
Até o momento, no entanto, não há atualização sobre o prazo para encerramento dessas atividades nem previsão para a reabertura do shopping. A retomada das operações ocorrerá somente após a conclusão de todos os procedimentos de perícia e vistoria pelos órgãos competentes. É um trabalho árduo e minucioso, com o objetivo de garantir a segurança total para o retorno das operações.
As causas do incêndio no mezanino da loja Bell’Art, que funcionava no subsolo, serão conhecidas após a investigação policial e o shopping permanece à inteira disposição das autoridades para colaborar”, conclui o comunicado.


Comentários