top of page

Bikes vermelhinhas de Maricá são alvo de vandalismo

Rio de Janeiro, 21/9/2021

Por Redação GBNEWS

Fotos: Vinícius Manhães

As “vermelhinhas” como são conhecidas as bicicletas disponibilizadas gratuitamente aos moradores e visitantes de Maricá, estão sendo alvo de depredações. As ações, inapropriadas vão desde má utilização, como empinar e quebrar a cestinha acoplada no guidão, banco, eixo, o próprio guidão, aro ou outras partes da bicicleta pública.


Para combater o vandalismo, a Empresa Pública de Transportes tem um canal de comunicação para que a população possa denunciar o mau uso das vermelhinhas. Basta entrar em contato com a Ouvidoria da EPT pelos telefones 2638-1825 e 99861-8813. É possível também preencher o formulário (fale conosco) disponível no site da autarquia (eptmarica.rj.gov.br).

Após identificar a violação, considerada crime ao patrimônio público, os agentes recolhem a bicicleta para reparos, causando gastos aos cofres públicos e desfalque nas estações.


O presidente da Empresa Pública de Transportes (EPT), Celso Haddad afirma que no mês de agosto o número de bicicletas danificadas aumentou consideravelmente.


“Registramos uma maior quantidade de espelhos retrovisores quebrados, a retirada do forro do banco e da cesta das bicicletas. Precisamos conscientizar as pessoas de que esse é um meio de transporte excelente, sustentável, para que possam se locomover pelo município”, explica.

O serviço iniciado em março deste ano, oferece gratuitamente para passeios pela cidade, 200 bicicletas compartilhadas dispostas em 20 estações.


bottom of page