top of page

Big Brother Niterói: Câmeras inteligentes ajudam a combater a violência na cidade

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • 5 de set. de 2022
  • 2 min de leitura

Rio de Janeiro, 05/9/2022

Por Redação GBNEWS

Fotos: Lucas Benevides

ree

As ruas de Niterói ganharão um reforço de mais 50 câmeras inteligentes que serão instaladas em pontos estratégicos da cidade. Elas se somarão as 522 que já monitoram o município através da vigilância 24 horas do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), ferramenta disponibilizada pela Prefeitura para auxiliar as forças de segurança no combate à criminalidade. Os novos equipamentos, com tecnologia de ponta, devem ser instalados em breve na cidade, em um planejamento que inclui ruas de todas as regiões. Atualmente o cercamento eletrônico conta com 70 câmeras inteligentes .

A Secretaria Municipal de Ordem Pública, responsável pelo sistema, também colocará em prática neste semestre um pacote de medidas que inclui: boletim eletrônico de ocorrências, utilização de quadriciclos e bicicletas eletrônicas pela Guarda Municipal, além de estudar a ampliação do uso de tecnologia de ponta (Projeto Cisp 2.0), com aperfeiçoamento do software, já visando a modernização do Centro para os próximos 10 anos. As ações fazem parte da estratégia do Pacto Niterói Contra a Violência, política pública de segurança do município e que conta com 18 projetos nos eixos de Prevenção, Policiamento e Justiça, Convivência e Engajamento dos Cidadãos e Ação Territorial Integrada.

ree

“Hoje, o Cisp está integrado às principais forças de segurança do Brasil. Registramos ações bem sucedidas com a Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal, apoiando esses órgãos em casos de veículos que vinham transportando drogas de outros estados. Com a Polícia Federal, por exemplo, auxiliamos em casos de assalto aos entregadores dos Correios. Vamos continuar trabalhando para servir com excelência a população de Niterói, agregando novas tecnologias, novos profissionais e trazendo mais agências para fazer parte dessa integração de sucesso”, explicou o inspetor Nilson Cunha, diretor do Cisp. As novas câmeras contarão com um software de análise de inteligência e reconhecimento de placas, e serão colocadas em pontos específicos da cidade, ampliando a eficiência em áreas limítrofes da cidade o que auxiliará as forças de segurança na recuperação de veículos clonados ou mesmo que tenham sido roubados naquele momento, coordenando as ações integradas de prevenção de fluxo de automóveis e suspeitos. O Cisp se tornou também uma importante ferramenta de auxílio à população através do número 153, cujo Call Center é operado por Guardas Municipais treinados para atendimento aos moradores em situações das mais variadas. O Cisp integra as forças de segurança estaduais, federais e municipais, além do Corpo de Bombeiros, NitTrans e Defesa Civil, e proporcionou a maior redução de criminalidade que já havia sido registrada na cidade nos últimos 20 anos, chegando a reduzir em mais de 80% alguns indicadores como furtos, roubo de veículos, letalidade violenta, entre outros.

ree

Comentários


bottom of page