Bares, restaurantes e hotelaria do Rio: “Não é Não! Respeite a Decisão”
- Redação GBNews

- há 1 dia
- 2 min de leitura
Rio de Janeiro, 07/02/2026
Por Redação GBNEWS

Em um momento decisivo para o enfrentamento à violência de gênero, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) participa, na segunda-feira (09) da assinatura do Termo de Cooperação Técnica que institui o Protocolo Não é Não! Respeite a Decisão e o Selo “Mulher+Segura”. A iniciativa é das Secretarias de Estado da Mulher e de Turismo do Rio de Janeiro, em parceria com a Abrasel-RJ. A cerimônia ocorrerá às 17h, no Espaço Tô no Rio (Posto 4 - Copacabana), com o lançamento de ações de prevenção às violências contra mulheres voltadas os setores de hotelaria, bares e restaurantes.
Os dados mais recentes apontam um cenário preocupante no Estado do Rio de Janeiro, reforçando a necessidade de políticas de prevenção e de articulação com o setor privado. Em 2024, o Estado registrou mais de 154 mil mulheres vítimas de violência notificada em delegacias — o maior volume de vítimas em uma década — o que representa uma média de cerca de 421 agressões por dia direcionadas a mulheres. Pelo quarto ano consecutivo, a violência psicológica foi a forma mais frequente de agressão registrada.
Além disso, o Panorama da Violência contra a Mulher 2025 indica que, somente na modalidade de violência psicológica, mais de 56 mil mulheres foram vítimas no estado em 2024, com um aumento de mais de 10% em relação ao ano anterior. A maioria das agressões ocorre em contextos cotidianos e próximas às vítimas, muitas vezes praticadas por pessoas conhecidas, como companheiros ou ex-companheiros.
O Protocolo Não é Não! Respeite a Decisão orienta bares e restaurantes na adoção de práticas de prevenção, capacitação e acolhimento diante de situações de violência contra mulheres. A implementação inclui:
Capacitação de equipes, fortalecendo a capacidade de identificação e resposta adequada a situações de risco;
Sinalização preventiva nos estabelecimentos;
Divulgação do App Rede Mulher, ferramenta que conecta mulheres aos serviços da rede de proteção;
Promoção do Selo “Mulher+Segura”, que reconhece estabelecimentos comprometidos com ambientes mais seguros e inclusivos.
A Abrasel-RJ terá a incumbência de mobilizar seus associados para adesão ao Protocolo; estimular a capacitação de equipes por meio da plataforma gratuita; apoiar a implementação de sinalização informativa nos estabelecimentos; divulgar o App Rede Mulher e os serviços da rede de proteção às mulheres, incentivando a adesão ao Selo Mulher+Segura.
Para o presidente da Abrasel-RJ, Maurício Costa, a iniciativa representa um avanço fundamental no enfrentamento à violência de gênero no setor:
“É motivo de orgulho para nós, da Abrasel, iniciar essa parceria com as secretarias estaduais da Mulher e do Turismo. O assunto é de alta relevância para a proteção de mulheres que moram aqui e dos turistas que frequentam a nossa cidade. Criamos uma série de iniciativas viáveis para conscientizar não só os empresários do setor, como também as equipes e os consumidores. Levaremos as informações do protocolo para os mais de 4 mil associados que temos no estado e acreditamos que teremos um alto engajamento”, anuncia.


Comentários