top of page

Bares e restaurantes do Rio e região apostam em 24% de alta nas contratações

Rio de Janeiro, 17/8/2022

Por Redação GBNEWS

Na segunda quinzena de agosto a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) divulgou o fechamento da situação econômica sobre alimentação fora de casa. Os números do estado do Rio e da Regional Niterói, São Gonçalo, Maricá e Região dos Lagos são positivos. A perspectiva para os próximos meses é 24% de possibilidade de contratação de novos funcionários até o final de 2022. Outros 65% dos entrevistados vão manter o quadro atual de contratados.


O recorte compreende a última semana de julho, entre 20 e 28, e mostra que 32% dos bares e restaurantes tiveram lucro no mês de junho, uma alta de 2 pontos percentuais, já que maio esse índice foi de 30%. Contudo ainda existem 24% dos restaurantes fechando no prejuízo, 41% que estão operando em equilíbrio e 3% não soube responder.


“Uma parcela significativa do setor, que é 24%, pretende contratar mais funcionários nesse segundo semestre. Vamos mais uma vez contribuir para o Brasil e diminuir o desemprego”, explicou Sandro Pietrobelli, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Regional Niterói e Região dos Lagos (Abrasel - Niterói).


A pesquisa apontou também, que no Rio de Janeiro, 65% dos empregadores não conseguiram repassar o aumento dos custos de produção, por conta da inflação, arcando com esse déficit. E mesmo assim a mostra apresenta que 27% das empresas não vão reajustar os preços dos cardápios. Apenas 38% fizeram algum tipo de reajuste, sendo abaixo do índice da inflação.


Mesmo com os efeitos negativos da pandemia da Covid-19 e alta nos preços, o setor de bares e restaurantes contribuí diretamente na queda da inflação e para o fomento da economia e geração de emprego no país.


“O setor dos restaurantes foi um dos mais prejudicados durante a pandemia e ele vem com uma carga de impostos atrasados, parcelamento dos empréstimos e nem todo mundo conseguiu de fato permanecer no mercado. Isso demonstra a gravidade que foram os efeitos da pandemia para o setor. Os que estão abertos estão lutando para se manter”, frisou Sandro Pietrobelli.


bottom of page