Ação “Tuberculose sobre Rodas” chega semana que vem em Maricá
- Gilson da Gama Barcellos
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Rio de Janeiro, 21/8/2025
Por Redação GBNEWS
Foto: Divulgação

Na próxima terça-feira (26), das 9h às 15h, a ação “Tuberculose sobre Rodas”, será realizada na Praça Orlando Barros Pimentel, no Centro de Maricá. A iniciativa da Prefeitura e governo do Estado vai oferecer serviços de prevenção, orientação e cuidados em saúde, além de atividades educativas e atendimentos em parceria com outras secretarias municipais.
Durante o evento, que simboliza o Agosto Laranja, mês de conscientização e combate à tuberculose, a população terá acesso a diversas iniciativas, incluindo coleta de escarro para exame de tuberculose e aplicação de vacinas (Influenza, HPV, Tríplice Viral, Febre Amarela, Hepatites B e C e Covid-19 para pessoas a partir de 12 anos). Além disso, serão disponibilizados testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, atendimentos de saúde bucal, auriculoterapia, atividade física, coleta de preventivo e ações do Consultório na Rua.
Em outra frente, a iniciativa também contará com a participação de outras secretarias. A de Trabalho vai oferecer orientação vocacional, elaboração de currículos e acesso a vagas de emprego; a de Assistência Social apresentará seus serviços; e a de Políticas para a Terceira Idade realizará uma apresentação de dança. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também estará presente com a emissão da primeira via de identidade para menores de 15 anos e a segunda via para o público em geral.
Serviço:
Data: 26/08/2025 (terça-feira)
Horário: 9h às 15h
Local: Praça Orlando Barros Pimentel – Centro de Maricá
Atividades:
- Coleta de escarro para exame de tuberculose
- Vacinação (Influenza, HPV, Tríplice Viral, Febre Amarela, Hepatite B e C, Covid-19 12+)
- Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites
- Saúde bucal (escovódromo e kits)
- Auriculoterapia e atividades físicas
- Coleta de preventivo
- Serviços do Consultório na Rua
- Orientação vocacional, vagas de emprego, serviços de assistência social
- Apresentações culturais e atividades educativas
- Emissão de primeira e segunda via do documento de identidade