Rio de Janeiro, 07/12/2023
Por Redação GBNEWS
Fotos: Divulgação
O Colégio Colabore, em parceria com a Associação de Preservação Ambiental de Várzea das Moças (PRESERV) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), realizou nesta quinta-feira (07), uma ação de conscientização ambiental, seguida de plantio de mudas de espécie nativa da Mata Atlântica, no Monte das Orações, localizado no bairro de Várzea das Moças, que integra o Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset) em Niterói.
A ação contou com uma palestra do técnico do INEA, André Costa, que apresentou o Parque Estadual da Serra da Tiririca aos estudantes do 7 e 8º anos do Ensino Fundamental. “Nosso intuito é trazer informações sobre os serviços ecossistêmicos dessas unidades de conservação da natureza e a importância da preservação das mesmas. A manutenção dessa floresta em pé, como chamamos, é responsável, por exemplo, pela diminuição da erosão e dificulta a velocidade com que a Lagoa de Itaipu é assoreada”, afirmou.
Atuando fortemente com educação ambiental, o Colégio Colabore já é parceiro da Preserv desde 2014 e ao longo de todos esses anos participou de ações envolvendo estudantes e comunidade. “A PRESERV nasceu com o intuito de frear a ocupação urbana desenfreada no bairro de Várzea das Moças, que como sabemos, é carente de serviços básicos de saneamento básico, água e esgoto. Unimos nossas forças, junto à comunidade e ao Colabore, para fazermos ações de letramento ambiental e cuidar do local onde vivemos”, afirmou Sidney Faria, presidente da PRESERV e morador de Várzea.
Criado em 1991, o Peset é a primeira unidade de conservação do Estado do Rio de Janeiro que surgiu a partir da mobilização de movimentos ambientalistas e comunitários. Com cerca de 3.500 hectares, está situado nos municípios de Niterói e Maricá, e conta com 19 trilhas e atrativos diversos. O Parque tem mais de 245 espécies de aves (todas catalogadas), sem contar as espécies de fauna e flora que estão em extinção, como a Scinax litoreus, uma espécie de perereca, e a Alcantarea glaziouana, tipo de bromélia típica da região.
Monte das Orações
O Monte das Orações, que tem aproximadamente 5 mil metros quadrados, foi a área do Peset que mais recebeu visitantes em 2022: 182.576 fiéis. A grande incidência de visitas no local tem aberto clareiras no Parque e já resultou em um inquérito instaurado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. O objetivo é fazer com que o poder público estabeleça ordenamento para a visitação.
“Há cerca de 25 anos, religiosos começaram a entrar no parque para fazer orações. Além de orar e cantar, costumam queimar pedidos de oração. Com isso, o parque estava sendo danificado. Chegamos a criar três locais para queima de pedidos, mas é preciso ordenar essa visitação, para não causar danos ao meio ambiente”, completou Sydney Faria, presidente da PRESERV.
Na ação realizada hoje, cerca de 20 estudantes ajudaram a fechar essas clareiras e plantaram 30 mudas de espécies nativas da região. A diretora pedagógica do Colabore enfatiza o compromisso do Colégio com o ecossistema em que está inserido.
“Temos ao longo de todo ano letivo projetos contínuos de estímulo à consciência ecológica, buscando não apenas uma aprendizagem teórica, mas mudanças de hábitos que contribuam para um mundo melhor, pensando em projetos de reciclagem, cuidado ambiental, horta, compostagem, e o melhor de tudo, sempre com a contribuição dos pais, em suas áreas de ensino e profissões”, afirma a diretora pedagógica, Mariana Luz. Localizado em frente ao Monte das Orações, o Colabore tem uma ampla área verde, com muitas árvores frutíferas e uma horta, que no próximo ano, será comunitária.
Sobre o Colégio Colabore
Fundamentado em quatro pilares - cristão, bilíngue, verde e ativo, localizado no bairro de Várzea das Moças, atende da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 2. É uma escola inovadora, fundamentada em valores e princípios cristãos. Como o próprio nome já diz (co+labore = trabalho conjunto), tem uma metodologia centrada em uma colaboração profunda, que envolve escola, família e comunidade. www.colegiocolabore.com.br
Comments