Alunos de colégio estadual de Nova Iguaçu produzem vídeo que será apresentado na COP30
- Gilson da Gama Barcellos

- 7 de nov.
- 3 min de leitura
Rio de Janeiro, 07/11/2025
Por Redação GBNEWS
Fotos: Divulgação

Preocupados com os efeitos das mudanças do clima, alunos do Ciep 026 São Vicente de Paula Intercultural Brasil-Suécia, de Nova Iguaçu, produziram um vídeo especial, sob a orientação do diretor-geral da unidade, Fábio Nascimento, que aborda a temática e as conexões entre a COP30 e o município da Baixada Fluminense. O material mostra a ideia de um protótipo de detector de enchentes desenvolvido pela escola e será apresentado durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que acontecerá a partir de segunda-feira, em Belém do Pará.
O vídeo tem como objetivo apresentar a experiência da escola como um espaço de educação climática viva, que conecta ciência, emoção, justiça social e tecnologia, tendo como eixos principais a ansiedade climática, compreendida como o impacto emocional e psicológico causado pelas transformações do clima, e o racismo ambiental, que evidencia como as comunidades mais vulneráveis, historicamente periféricas e negras, são as mais atingidas pelos efeitos da degradação ambiental.
"A importância dessas ações de conscientização está em permitir que o aluno compreenda a sua própria realidade e, a partir disso, seja capaz de propor soluções concretas. Quando conhecemos o contexto em que vivemos, passamos a enxergar caminhos possíveis para transformá-lo", explica Fábio Nascimento.
As reflexões foram articuladas com a realidade local do bairro Jardim Palmares, onde as enchentes são recorrentes e trazem prejuízos materiais, emocionais e pedagógicos, provocando inclusive evasão escolar, pois muitos alunos têm suas casas invadidas pelas águas.
“Participar dessas atividades me fez enxergar as coisas de um jeito diferente. A gente fala muito sobre o meio ambiente, mas, quando começa a pesquisar e ver o que acontece perto da nossa escola, dá pra entender que a mudança começa com a gente”, diz Aloan Setta, de 17 anos, aluno da 2ª série do Ensino Médio na unidade.
A partir dos debates realizados na unidade, os alunos foram incentivados a pensar em soluções práticas e tecnológicas para o território. Surgiu, então, a ideia de desenvolver um protótipo de detector de enchentes com Arduino, que aciona um sinal de alerta quando o nível da água sobe. O projeto integra a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) — metodologia que já é aplicada na escola, ainda está em fase de testes, mas simboliza o espírito de inovação, colaboração e protagonismo estudantil.
“O desenvolvimento dessas atividades reforça o papel da escola como parte do motor propulsor das mudanças que desejamos na sociedade”, afirma Ellen Aniszewski, diretora pedagógica da Regional Metropolitana I, que abrange os municípios de Nova Iguaçu, Japeri e Queimados.
O vídeo produzido pela escola será enviado à Central da COP, onde fará parte de uma coletânea nacional de registros audiovisuais de escolas de todo o país. Essas produções serão exibidas em eventos oficiais da COP30 e em plataformas do Observatório do Clima.

Já o Ciep 026 continuará abordando este tema como proposta pedagógica, com atividades que incluem, além do acompanhamento da conferência global, com momentos de devolutiva e reflexão com os alunos, rodas de conversa sobre saúde mental, justiça climática e soluções sustentáveis; exposições e feiras internas sobre projetos de sustentabilidade e tecnologia social; e mobilização de toda a comunidade escolar em torno de práticas ambientais locais, como compostagem, hortas e gestão da água.
“Mais do que um produto final, este vídeo representa um processo contínuo de engajamento da nossa comunidade escolar com as questões ambientais e sociais do território”, ressalta o diretor Fábio.
Para a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, iniciativas como essa são importantes para buscar soluções para as questões ambientais do planeta e formar cidadãos que executem projetos que proporcionem qualidade de vida.
“A escola é o portal da transformação, que vai muito além do professor, do orientador pedagógico e da equipe de gestão. A troca de experiências é fundamental para estabelecermos um regime de colaboração, avaliação e, principalmente, interação. Essa é uma oportunidade para promover mudanças significativas, e devemos alcançar esse objetivo com o reforço no regime de colaboração entre todos”, destaca a secretária.
Encontro global
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) é um grande evento global que reunirá líderes mundiais, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir e definir políticas para combater as mudanças climáticas e a crise ambiental.
A ação acontece anualmente, e nela são discutidas e negociadas metas e acordos ambientais que interferem diretamente na vida das pessoas e no futuro do planeta. A escolha do Brasil e da Amazônia como sede é significativa, por ser um ponto central para as discussões de preservação ambiental, enfatizando a importância de preservar a maior floresta tropical do mundo.


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