top of page

Agora18ºC: “Maricá Solidário” busca diminuir os efeitos do frio à população de rua

Rio de Janeiro, 29/7/2021

Por Redação GBNEWS

Fotos: Clarildo Menezes

Diante da previsão de queda drástica de temperatura prevista para chegar a Maricá a partir desta quarta-feira (28), a Secretaria de Assistência Social segue com diversas ações voltadas à proteção da população em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de diminuir os efeitos do frio do inverno a esse contingente.


Entre essas medidas, está a campanha “Maricá Solidário''. Lançada no fim de junho, a iniciativa arrecada, em diversos pontos de coleta espalhados pela cidade, agasalhos e cobertores em bom estado que são encaminhados, posteriormente, aos moradores em situação de rua; às comunidades indígenas tradicionais; a idosos e crianças em vulnerabilidade; além de aos assistidos pelos serviços de acolhimento da secretaria.


De acordo com o secretário da pasta, vereador licenciado Jorge Castor (PT), a participação dos moradores na doação de agasalhos é fundamental para o sucesso do projeto, além de outras ações serem feitas pelo município para proteger as camadas mais vulneráveis da população.


“Pedimos apoio à população na doação de casacos, mantas e outros tipos de agasalhos nos polos espalhados pela cidade e na sede da Secretaria de Assistência Social, sendo de suma importância nesse momento em que é prevista a chegada de um frio mais severo. Temos a concentração de pessoas em situação de rua no Centro, na Barra de Maricá, em Inoã, Itaipuaçu e Ponta Negra e, para auxiliar essa população vulnerável, uma van distribui refeições nesses locais duas vezes ao dia, tendo uma equipe preparada para atender suas demandas”, destacou.

Para doar, basta se dirigir a um dos pontos de recolhimento, presentes na Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Atlântico; USF Chácara de Inoã; USF Marinelândia; USF Central; Unidade Volante de Vacinação (UVV) do Aeroporto de Maricá; UVV do Centro Administrativo da Prefeitura em Itaipuaçu; polos dos Serviços Integrados Municipal (SIM) no Centro, Inoã e Itaipuaçu; além de nas Ações Itinerantes da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) e nas visitas do Maricá+Verde aos bairros.


Maricá mantém também a Casa Abrigo Ernani Gomes Duarte, com cerca de 25 pessoas em situação de rua sendo atendidas no local atualmente, tendo à disposição alimentação, cuidados médicos, acompanhamento psicológico, oficinas, atividades físicas e a possibilidade de pernoite. Na segunda-feira (26), os assistidos pela casa abrigo fizeram uma visita à Horta Comunitária do Manu Manuela, fomentando a agroecologia e a segurança alimentar nos participantes.

Nesta quinta-feira (29) a temperatura fica entre 13ºC e 19ºC. Neste momento (15h21) os termômetros marcam em Maricá 18ºC.


bottom of page