top of page

Aeroporto de Maricá é ampliado; anunciada a formação de pilotos e mecânicos

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

Rio de Janeiro, 10/12/2025

Por Redação GBNEWS

Fotos: Bernardo Gomes

ree

Uma nova pista de pouso e decolagem no Aeroporto Municipal de Maricá foi entregue nesta quarta-feira (10), ampliando a estrutura de 800 para 1.200 metros, com uma nova tecnologia de pavimentação com asfalto de grafeno. Na oportunidade foi assinado um novo programa de formação aeronáutica do município.

ree

“Nós conseguimos projetar um empreendimento que movimenta a economia da cidade, fazendo a cadeia produtiva girar diariamente. É um dia de consolidação do desenvolvimento econômico e sustentável do nosso município”, declarou o vice-prefeito João Maurício (PT).

 

O secretário de Governo, Arlen Pereira, destacou o impacto da obra na transformação da cidade. “É um grande passo o que está se tornando essa cidade e o aeroporto. Quando pensamos no aeroporto, no desenvolvimento do turismo e na matriz de transporte que está mudando, estamos pensando no futuro”, disse.

ree

A nova camada asfáltica de grafeno prolonga a vida útil do pavimento e aumenta a capacidade operacional do aeroporto. O objetivo geral das obras é expandir o potencial do equipamento, atrair novas empresas e atender à demanda do setor de óleo e gás.

ree

O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Celso Pansera, ressaltou a importância estratégica da obra. “O aeroporto é um polo central no funcionamento da cidade, para a mobilidade e o desenvolvimento econômico e social do município. A pista começa a projetar o futuro do empreendimento, com largura suficiente para receber aviões de grande porte. O objetivo é chegar a 1.800 metros de pista”, afirmou.


Programa Voar É Para Todos

ree

Durante a solenidade, também foi assinado o protocolo de intenções entre a Prefeitura, a Codemar e a Secretaria de Educação para a implementação do Programa Voar É Para Todos. A iniciativa prevê a criação da Escola Municipal de Aviação e a formação de pilotos e mecânicos de aeronaves por meio do Passaporte Universitário.


O projeto vai oferecer bolsas para formação de pilotos (curso de 1 ano) e de mecânicos aeronáuticos (curso de 2 anos). O primeiro edital vai disponibilizar 20 vagas para pilotos e 50 para mecânicos. Ao final dos cursos, os alunos selecionados serão automaticamente contratados como monitores da própria escola, completando a formação necessária para operar aviões comerciais.

 

“O Voar nasce para gerar uma nova cadeia de empregos a partir da profissionalização, com homens e mulheres pilotando e consertando aviões e helicópteros”, destacou o vice-prefeito.

 

O presidente Celso Pansera também enfatizou o impacto do projeto na economia local. “São empregos de alto valor agregado, com bons salários”, afirmou.

 

O secretário de Educação, Rodrigo Moura, reforçou o compromisso da cidade com a qualificação profissional. “É um processo de construção em que Maricá avança cada vez mais, e para isso precisamos capacitar a nossa população”, finalizou.

 

--

bottom of page