Fumaça dos incêndios no Pantanal deve se espalhar por todo estado do Rio até o fim do dia


A fumaça dos incêndios no Pantanal, na região Centro-Oeste chegou ao Rio e deve se espalhar por todo o estado até o fim do dia deste domingo (20). Fotos feitas, neste sábado, na Zona Sul do Rio mostram o céu esbranquiçado.

De acordo com a MetSul Metereologia, há possíveis alterações no cenário a partir deste domingo devido ao encontro com a frente fria que se aproxima, que derruba as temperaturas. De acordo com o Climatempo, já no início da tarde é possível ter chuva.

A "chuva preta", que aconteceu em estados do Sul do país nesta semana, ocorre devido à precipitação combinada à fumaça que dá origem à água de tons mais escuros, como. Segundo a MetSul Meteorologia, isso ocorre a partir da união da fuligem, ou do chamado carbono negro vindos da queima que, suspenso na atmosfera, à chuva.

Há a possibilidade também do céu ficar mais escuro, outro efeito da fumaça da queimada no Rio de Janeiro. Isto pode acontecer já que as nuvens carregadas pela chuva se misturam com a fumaça.

Tempo nos próximos dias

Segundo o AlertaRio, a partir deste domingo, a temperatura cai, variando entre 18º C e 24º C. Chuva fraca a moderada a qualquer momento do dia. A segunda-feira será mais chuvosa e mais fria. A temperatura deve ficar entre a máxima de 22º C e a mínima de 17º C.

A temperatura se mantém baixa na terça-feira, com máxima de 22º C e mínima de 16º C. As chuvas tendem a diminuir, mas devem ocorrer ao longo do dia. O sol volta a aparece na quarta-feira, encoberto pelas nuvens. Chuva fraca e isolada na parte da madrugada e manhã. A temperatura sobe um pouco, com máxima de 26º C e mínima de 17º C. (fonte O Dia)