Após se reunir com as bancadas petistas da Câmara e do Senado na terça-feira (18), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que o PT apoiará a candidatura de outro partido de esquerda no Rio de Janeiro
PSol de Freixo e PT de Lula vão caminhar juntos na eleição do Rio
Na capital fluminense, já está consolidada a aliança em torno do nome do deputado Marcelo Freixo (PSol).
“Rio de Janeiro já tem quase que uma cultura estabelecida no PT que é o apoio ao Freixo. Acho que está quase que consolidado, e é assim que a gente vai tocando o barco”, disse o ex-presidente ao sair do encontro com deputados e senadores do partido em um hotel de Brasília.
O apoio à candidatura ocorre mesmo após a estratégia definida pelo partido de lançar o máximo possível de candidatos neste ano para tentar uma guinada, após a derrota na disputa eleitoral de 2018.
“Eu gostaria que o PT tivesse candidato em todas as cidades, porque a disputa eleitoral é um momento de você utilizar rádio e televisão para dizer qual é o legado, desde a primeira prefeitura que a gente elegeu, em 1982, até as coisas boas que se fez no governo federal e que o governo atual está desmontando. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade de você, ao vivo, desmentir as mentiras que são contadas todo santo dia pelas redes sociais”, disse o petista.
Em 2018, Lula foi duramente criticado ao interferir para que a neta do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes desistisse da candidatura – que aparecia bem nas pesquisas – ao governo do estado, para evitar que o PSB ficasse ao lado de Ciro Gomes na eleição presidencial.
A única cidade administrada no Estado do Rio de Janeiro que tem 92 municípios é Maricá, na Região Metropolitana, distante 60km do centro da capital. Recordista em arrecadação de royalties do petróleo, Maricá tem cerca de 160 mil habitantes, é conduzida pelo Partido dos Trabalhadores desde 2008 que teve como prefeito Washington Quaquá, por dois mandatos, e Fabiano Horta que tentará a reeleição em outubro.