Maricá oferece mais 2 mil bolsas 0800 de graduação do Passaporte Universitário

A Prefeitura de Maricá está oferecendo  mais 2 mil bolsas gratuitas de graduação do programa Passaporte Universitário da Secretaria de Educação. O edital pode ser lido no fim do texto. Podem participar do programa aqueles que já cursam ensino superior, quem foi aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, ou no vestibular da universidade conveniada.

                                                                                                               (foto divulgação/PMM)

 

Na tarde desta quarta-feira (27)  cerca de 1000 pessoas participaram de um evento de apresentação da nova fase do programa, a terceira em graduação, no Colégio Cenecista, no Centro. Das duas mil bolsas, 135 delas vão contemplar os participantes da última edição do programa em 2019 que obtiveram parecer favorável em seus recursos, deixando 1.865 bolsas para contemplar os candidatos nesta etapa. Na divisão das bolsas 60% das vagas serão destinadas a candidatos oriundos do ensino médio nas escolas públicas (560); 10% para candidatos servidores públicos municipais (93), 30% das vagas destinadas à ampla concorrência (oriundos de vestibular, 232) e 48 para candidatos de medicina.

                                                                                                                                                                            CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessas 48 vagas, o edital reserva 10 para a Universidade Serra dos Órgãos (Unifeso) e 38 para a Universidade de Vassouras, exclusivamente para o primeiro semestre de 2020. É necessário ser aprovado não só no programa, mas na seleção das universidades também.

 

 “Essa é uma excelente oportunidade para o nosso povo iniciar o ensino superior e concluir. Uma oportunidade para dar o próximo passo em sua carreira. O programa é essencial para o crescimento da cidade”, avaliou a secretária de Educação Adriana Luíza da Costa.

                                                                                                                                                                                  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os requisitos para participar do processo seletivo é preciso ser brasileiro nato ou naturalizado, residir em Maricá há, no mínimo, 3 anos e apresentar comprovante de residência que contemple o período, como contas de luz, água, telefone ou fatura do cartão de crédito. Também vale como comprovante uma declaração emitida pelo Posto de Saúde da Família onde o candidato é atendido (assinado pela pessoa responsável pela unidade).

 

É preciso também possuir o ensino médio completo ou equivalente – ou apresentar declaração de estar cursando o terceiro ano do ensino médio em 2019, não possuir renda familiar superior a seis salários mínimos, ser aprovado no Vestibular da universidade ou ter recebido nota mínima de 450 pontos, não tendo zerado a redação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Somando as duas fases anteriores, com a concessão de 2771 bolsas de graduação acadêmica integrais, o Passaporte Universitário chega próximo às 5 mil bolsas anunciadas quando do lançamento oficial do programa.

 

Edital:   https://www.marica.rj.gov.br/wp-content/uploads/2019/11/EDITAL-N%C2%B0-007-GRADUA%C3%87%C3%83O-E-MEDICINA-1.pdf

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 


 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino