![](https://static.wixstatic.com/media/607f2d_42603fd682c14eb2a27e05985798b8f9~mv2.png/v1/fill/w_46,h_7,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/607f2d_42603fd682c14eb2a27e05985798b8f9~mv2.png)
![](https://static.wixstatic.com/media/607f2d_175a648ee34b4663bbec5ef8e746dbef~mv2.jpg/v1/fill/w_147,h_22,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/607f2d_175a648ee34b4663bbec5ef8e746dbef~mv2.jpg)
Em sua pesquisa sobre o comportamento
do consumidor na Black Friday, porém,
a Boa Vista identificou que 57% dos consumidores
que farão compras na data vão utilizar a internet
![](https://static.wixstatic.com/media/607f2d_1bd16f0a4c1d49d88eb255b0c5fd06e2~mv2.png/v1/fill/w_80,h_38,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/607f2d_1bd16f0a4c1d49d88eb255b0c5fd06e2~mv2.png)
A Boa Vista constatou em pesquisa que, apesar de ser cada vez maior o número de consumidores que aproveitam a Black Friday para comprar aquilo que tanto desejam por um preço melhor, 55% dos entrevistados ainda se sentem inseguros ao fornecerem seus dados pela internet em compras online. A preocupação é maior entre os que já sofreram algum tipo de fraude. Quando questionados se já enfrentaram algum tipo de situação neste sentido, 21% confirmaram que já foram vítimas de fraude e, em 55% dos casos os problemas ocorreram pelo uso indevido do cartão de crédito. Outros 16% alegaram que já sofreram fraudes com os seus dados pessoais depois de emprestarem o nome a terceiros. 15% porque passaram pelo problema de ter algum documento clonado e 14% porque tiveram especificamente o CPF clonado. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
![](https://static.wixstatic.com/media/607f2d_7f390196a18744b28b27c0e1d973b104~mv2.jpg/v1/fill/w_127,h_16,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/607f2d_7f390196a18744b28b27c0e1d973b104~mv2.jpg)
Vai com medo mesmo
Apesar de ser real o receio de se fazer uma compra em uma loja virtual, 57% do total de entrevistados que pretendem fazer compras nesta Black Friday o farão pela internet. E mesmo inseguros na hora de fechar uma compra online, os consumidores afirmaram que aproveitam a Black Friday. Os motivos: 74% aproveitam os descontos da data. 8% antecipam as compras de final de ano; 5% barganham preços menores aos das lojas físicas; 4% querem evitar a dor de cabeça das compras de última hora; 4% utilizam cupons de descontos; 3% pela influência das propagandas nas redes sociais e 2% pelas dicas de blogueiros/influenciadores digitais. Na pesquisa da Boa Vista, 83% declararam ainda ser muito vantajoso aproveitar a data para fazer as compras, principalmente pelos descontos (redução de preços, juros menores, isenção de juros), isso em 69% dos casos; e promoções, como do tipo leve 1 pague 2, para 24% dos casos. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
![](https://static.wixstatic.com/media/607f2d_f825d350650948aeaf829488f8892391~mv2.jpg/v1/fill/w_147,h_51,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/607f2d_f825d350650948aeaf829488f8892391~mv2.jpg)
Metodologia
Para realizar a pesquisa sobre o comportamento do consumidor na Black Friday, a Boa Vista utilizou metodologia quantitativa, via internet. O universo é representado por consumidores que buscaram informações e orientações no site Consumidor Positivo da Boa Vista www.consumidorpositivo.com.br e consumidores do mercado, entre os meses de setembro e outubro de 2019. Amostra: aleatória, não probabilística, alcançando aproximadamente 900 respondentes, das cinco regiões do país. A leitura dos resultados deve considerar 3% de margem de erro e confiabilidade de 95%
Sobre a Boa Vista
A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores. Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores. A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível.
![](https://static.wixstatic.com/media/607f2d_d6735720500942568fbd1606397a45e7~mv2.png/v1/fill/w_115,h_38,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/607f2d_d6735720500942568fbd1606397a45e7~mv2.png)
![](https://static.wixstatic.com/media/607f2d_39591fb71e38414abde389921e05c60b~mv2.jpg/v1/fill/w_147,h_15,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/607f2d_39591fb71e38414abde389921e05c60b~mv2.jpg)