De acordo com o prefeito Dr. Adriano Moreno (Rede), o plano terá ações de curto, médio e longo prazo. Oito produtos estão compilados no Plano de Mobilidade Urbana de Cabo Frio, sendo eles: Acessibilidade, Planejamento Cicloviário, Transporte Público Coletivo, Transporte Motorizado Individual, Mobilidade e Turismo, Infraestrutura e Planejamento Urbano, Educação para o Trânsito e Transporte de Cargas.
Segundo a prefeitura, pesquisas foram realizadas em 60 pontos da cidade onde foram computados o número de bicicletas, de veículos de passeio, motocicletas, ônibus e caminhões. A pesquisa foi o ponto de partida para a idealização do plano.
De acordo com o plano, as ações de curto prazo vão conectar e sinalizar as vias de ciclismo existentes para trazer segurança para ao usuários. A médio e longo prazo, o município planeja a instalação de novos trechos de ciclovias e ciclofaixas interligando os bairros.
Para o Plano de Mobilidade, segundo o município, a cidade foi dividida em 5 regiões compostas por bairros vizinhos e que apresentam semelhanças na estrutura organizacional, chamadas de centralidades. Os bairros são São Cristóvão, Jardim Esperança, Centro, Tamoios e Peró.
O município diz que a publicação do Plano no Diário Oficial e na portal da Prefeitura na internet será feita ainda nesta semana.
Veja o que prevê o plano:
No prazo de 0 a 2 anos: revitalização das ciclovias e ciclofaixas já existentes são 35 km mal sinalizados e sem segurança ao ciclista.
No prazo de 2 a 5 anos: propõe a construção de novas ciclovias, em ambos os distritos, totalizando uma nova malha cicloviária de aproximadamente 160 km.
No prazo de 5 a 10 anos: a integração do sistema cicloviário ao transporte coletivo público, possibilitando a intermodalidade.
Estações de bicicletas compartilhadas
A Prefeitura informou ainda que a intermodalidade é pensada para integrar o uso de bicicleta e do transporte público propondo, por exemplo, a criação de um espaço nos pontos de ônibus para que bicicletas sejam guardadas.
"O morador pode sair de casa de bicicleta e, através de uma ciclovia e ciclofaixa, chegar em segurança até um ponto de ônibus e completar seu trajeto. O mesmo acontece no sentido inverso, com a implantação de estações de bicicletas compartilhadas em pontos de ônibus ou próximos deles", disse a Prefeitura em nota.