top of page

Políticos aproveitadores e falsos jornalistas de olho em 2020

A fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) vai ter muito trabalho até as eleições municipais de 2020, principalmente na internet. Candidatos a reeleição, prefeitos e vereadores, que não fizeram nada nesses dois últimos anos, começam a aparecer em vídeos com gabinetes itinerantes, dando bom dia e mostrando alguma coisa que dizem ter feito. Eles acham que o povo continua bobo, que a fiscalização não vai agir no combate a propaganda extemporânea, e como diz uma menina num vídeo que viralizou na internet "não tô nem aí"

Quem não tem mandato mas quer ser vereador ou prefeito, ocupa espaços na internet dizendo até que é jornalista. "A gente tamos aqui não como líder comunitário, mas agente tamos aqui como jornalista (?)", disse recentemente uma figura que iria "entrevistar" um vereador. Esse pseudo-jornalista como muitos outros, criou um jornal digital com cunho estritamente político e é visível que será candidato.

Com esse festival de "políticos" que gostam de subestimar a inteligência dos eleitores, como se fossem atuantes no mandato, e os "jornalistas" que praticam falsidade ideológica, cabe ao TRE-RJ e as entidades de classe como Sindicato dos Jornalistas Profissionais, Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) ficarem atentos.

A internet é uma importante ferramenta não só para levantar uma candidatura, mas também enterrá-la. Quantos políticos foram denunciados através das redes sociais que estão atualmente sendo investigados, presos e condenados? Como diz o lema dos escoteiros "sempre alerta!".

bottom of page