Empresários do setor turístico vão se reunir com representantes do Senac em Cabo Frio para trocar informações que serão utilizadas na definição de novos cursos e projetos educacionais. A reunião será nesta terça-feira (4) de 8h às 13h em um hotel no Centro da cidade.
O Comitê Técnico Setorial sobre o turismo foi criado pelo Senac RJ para manter a aproximação com a região das Baixadas Litorâneas, englobando os municípios de Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Búzios, Casimiro de Abreu e Rio das Ostras.
De acordo com informações da instituição, "o evento visa identificar desafios, tendências, necessidades e sugestões desse mercado" com o objetivo final de promover projetos alinhados às demandas dos empresários e da sociedade.
O diretor da Faculdade de Tecnologia Senac Rio, Victor Lamas, vai ministrar a palestra "Posicionamento turístico x experiência do cliente" às 8h50. Victor é mestre em Educação com foco em novas tecnologias, bacharel em Turismo e certificado por Harvard para a metodologia de estudos de casos pela Universidade americana.
Ainda segundo o Senac, até a década de 1960, as atividades econômicas que caracterizavam as Baixadas Litorâneas estavam relacionadas à exploração do sal, produção de laranja, pesca e pecuária. Com o passar do tempo, além do petróleo, também ganharam relevância as atividades ligadas ao turismo e ao lazer.
"Resultado disso é que quase 25% de toda a mão de obra formal exercem atividades relacionadas ao comércio varejista", afirma a instituição, acrescentando que 12,4% do total dos alunos da região fizeram cursos no Senac relacionados ao turismo, como o de camareiro e recepcionista em meios de hospedagem, entre outros.
O local onde o encontro vai acontecer fica na Avenida Hilton Massa, nº 900, no Centro.