Fundador do Museu Internacional do Surf de Cabo Frio (MIS), na Praia do Forte, Telmo Moraes morreu às 18h deste domingo (19) no Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Ele morreu vítima de falência múltipla dos órgãos depois de um AVC e de complicações com a diabetes. O Museu do Surf possui um dos maiores acervos de pranchas raras do mundo
Telmo deu sua última entrevista no dia 5 de maio ao GBNEWS
Telmo completou 66 anos neste sábado (18). Estava internado há mais de um mês no CTI do Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, no Rio.
-- Ele descansou. Estava cansado. Quero fazer uma homenagem sensacional para ele. Vamos reunir todo mundo em frente ao Museu do Surf, na Praia do Forte. Ele era um cara incrível. Merece uma despedida incrível -- disse, emocionado, o filho de Telmo, o surfista Caio Teixeira.
Caio lembra-se do último pedido do pai:
-- Ele queria comer brigadeiro, um kibe e um pudim de leite. Foram sete meses muito difíceis. Mas não deixou de lutar nenhum segundo - recorda.
Telmo deu a última entrevista, ao GBNews, no dia 5 de maio, na casa do filho, na Praia da Macumba, no Rio. (https://www.gbnews.com.br/single-post/2018/05/10/Fundador-do-Museu-do-Surf-Telmo-recupera-se-de-um-AVC)
-- Os médicos me recomendaram a evitar aborrecimentos, mas o museu é minha casa. Foi um sonho que realizei. Quero voltar logo para terminar o projeto de abertura de um bar temático, telões e um cinema que vai exibir filmes sobre o surf - planejava.
Depois das praias, o Museu do Surf é o local mais visitado de Cabo Frio: 197 mil visitantes em menos de dois anos.
-- Morreu um grande guerreiro de uma tribo, mas fica seu legado, uma grande história. Uma grande honra ter vivido e surfado altas ondas com ele. Descanse em paz amigo, Aloha -- lamentou o surfista veterano Joca Marola.
-- Notícia muito triste, Mas agora serão boas ondas para sempre. Aloha – comentou, emocionado, Marcelo Valente, da ONG Ondas do Peró.
Kelven Lima, amigo de Telmo, disse que a luta dele não foi em vão:
-- Telmo foi um Ícone em propagar o surf para o mundo. Criador do primeiro museu do surf do Brasil. Rip Telmo Moraes. Seu suor em montar e manter o museu do surf não foi em vão.
Vá com Deus meu amigo. Você veio a este mundo para realizar. E realizou seu sonho pouco antes de nos deixar.