Procon autua cinco lojas de departamentos na Tijuca

Operação Engenho Velho vistoriou estabelecimentos de cinco redes:

Marisa, Casa &Vídeo, C&A, Leader e Lojas Americanas

fotos Ascom/Procon

O Procon Estadual realizou uma nova ação da Operação Engenho Velho nesta quinta-feira (01). A fiscalização teve o objetivo de vistoriar lojas de departamentos do bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio. Cinco filiais de grandes varejistas das sete vistoriadas foram autuadas.

Os fiscais constataram a ausência do certificado do Corpo de Bombeiros e a diferença entre o preço ofertado na gôndola e o preço registrado no caixa em duas filiais das Lojas Americanas, que foram autuadas. A unidade localizada na Rua Barão de Mesquita, 238, além daquele problema, não exibia o preço de alguns produtos expostos à venda, nem os cartazes com o endereço e telefone do Procon-RJ e do que informa sobre o Livro de Reclamações. A segunda unidade da rede que foi autuada está localizada na Rua Conde de Bonfim, 152.


A filial da Marisa, localizada na Rua Conde de Bonfim, 428, informava por meio de cartaz afixado na loja que não efetua trocas de peças íntimas. Na filial da Casa & Vídeo, localizada na Rua Conde de Bonfim, 422, o Livro de Reclamações não estava autenticado e estava ausente o certificado do Corpo de Bombeiros. Já na C&A, os fiscais constataram a ausência de preços em alguns produtos expostos à venda.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: a Leader da Rua Conde de Bonfim, 406, e a Lojas Americanas da Rua Conde de Bonfim, 42.


Engenho Velho foi o nome dado pelos jesuítas a região que se chamaria Tijuca, quando a receberam de Estácio de Sá, fundador da cidade do Rio de Janeiro.