top of page

Caprichosos de Pilares ameaçada de não desfilar pode ser rebaixada

A Escola de Samba Caprichosos de Pilares será impedida de desfilar caso não regularize sua documentação até uma semana antes do carnaval. A informação é da Liesb – Liga das Escolas de Samba do Brasil e o presidente da agremiação, Carlos Leandro explicou que a ata da última eleição, em março do ano passado, não pôde ser registrada devido à burocracia decorrente de uma ação judicial em curso. Segundo a Liesb, o regulamento prevê o rebaixamento da Caprichosos, que está no Grupo C e cairá para o D se não desfilar

Carlos Leandro está otimista e aguarda uma definição final da justiça para reverter essa situação. A Caprichosos de Pilares não pôde receber a subvenção da prefeitura para o desfile, que estaria programado para a segunda-feira de carnaval na Estrada Intendente Magalhães. A agremiação da Zona Norte do Rio está atolada em dívidas, principalmente trabalhistas.


Segundo o presidente, ele moveu um processo em 2013 solicitando anulação de 64 títulos de sócios patrimoniais que teriam sido emitidos ilegalmente pelo então conselho deliberativo. Os sócios patrimoniais elegem um presidente a cada triênio. Já houve decisão em segunda instância, mas a ação ainda depende de julgamento de recurso.


“Como existe esse processo discutindo a validade dos títulos desde 2013, eu fui eleito, mas o RCPJ (Registro Civil das Pessoas Jurídicas) está esperando o desfecho do processo para que a ata da eleição seja registrada. Mas desde 2014 (quando Gilberto Nilo assumiu a presidência da Caprichosos) não havia ata registrada”, disse Leandro.


De acordo com Carlos Leandro, a 19ª Câmara Cível do Méier decidiu, em segunda instância, anular os 64 títulos e os atos por eles praticados. Ele afirmou ainda que a eleição do ex-presidente Gilberto Nilo, que comandou a escola entre 2014 e 2017, nunca foi legitimada devido à questão judicial.




para o desfile na Intendente Magalhães.

bottom of page