top of page

Sergio Cabral sambou: vai brincar o carnaval em Curitiba sem mordomias

Quando foi preso e levado para o complexo penitenciário de Bangu, Zona Oeste do Rio, o ex-governador Sergio Cabral (MDB) tinha algumas mordomias, mas o xadrez ficava muito longe dos seus amigos e parentes que moram em Copacabana, Leblon, Ipanema, Lagoa e Barra da Tijuca. Mesmo assim, Cabral tinha algumas regalias como receber visitas em dias e horários não estabelecidos pela administração penitenciária. O carnaval deste ano não vai ser o mesmo que passou

Mostrando que é amigo para qualquer hora, mesmo sem dinheiro em caixa, o governador Luiz Fernando Pezão (MDB) mandou reformar rapidinho a penitenciária de Benfica para receber os presos da Operação Lava jato. Parece que ele estava adivinhando que muitos parceiros iriam ficar atrás das grades.


Em Benfica foi aquela festa. Cabral chefiando a cadeia ao lado de amigos e ex-colaboradores como o presidente da Alerj Jorge Picciani, o ex-presidente também da Alerj, Paulo Mello, os ex-secretários Sergio Cortes (Saúde), Wilson Carlos (Governo), Hudson Braga (Obras), deputado Edson Albertassi (presidente da Comissão de Ética (?) da Assembleia e líder do governo) – todos do MDB - e outros que foram presos e conseguiram habeas corpus.


A mordomia comia solta, mas bastou O Globo pressionar, mostrando a farra na cadeia, para acabar com a festa, que o secretário de Administração Penitenciária coronel Erir Ribeiro e o governador Pezão juram que não sabiam de nada. Me lembrei até do Lula na época do Mensalão: “não sei de nada!”


O Ministério Público Federal partiu prá cima e os juízes federais Caroline Vieira Figueiredo (que cobre as férias do titular Marcelo Bretas, no Rio) e Sérgio Moro (Curitiba) entendem que a transferência tem que ser urgente para um presídio federal no Paraná. Sergio Cabral deve ser levado para o Complexo Médico de Pinhais, na Grande Curitiba, na ala já ocupada por outros presos da Operação Lava Jato.


Cabral está preso desde novembro de 2016, condenado a mais de 70 anos de prisão e ainda responde, por enquanto, a mais 20 processos. Deverá ser vizinho do seu amigo ou ex-amigo Eduardo Cunha (ex-MDB), ex-presidente da Câmara Federal, também condenado pela justiça.


Prá terminar, uma perguntinha: os outros presos “top”, continuarão com as mordomias no presídio vip de Benfica?


ATUALIZAÇÃO: SÃO 18h (HORÁRIO DE BRASILIA) - SERGIO CABRAL SERÁ LEVADO DENTRO DE INSTANTES PARA O AEROPORTO INTERNACIONAL DO RIO, NO GALEÃO. DE LÁ, SEGUIRÁ PARA O PARANÁ NUM AVIÃO DA POLÍCIA FEDERAL.

bottom of page