Baleia salva no fim de semana aparece morta em Arraial do Cabo

Corpo do animal será retirado pelas equipes da Guarda Marítima quando maré encher

Foto: Paulo Henrique Cardoso/G1

Apareceu morto na manhã desta terça-feira (24) o filhote de baleia jubarte 'Juju', que foi salvo no último domingo (22), após ficar cerca de 20 horas encalhado na Praia Grande, em Arraial do Cabo. O corpo do animal foi encontrado sobre as pedras na encosta do Pontal do Atalaia, também no litoral cabista.


O chefe da Guarda Ambiental e Marítima de Arraial, Mauro César Gonçalves, confirmou a identificação do cetáceo. Segundo ele, o animal foi visto nadando de forma desorientada naquela localidade na tarde desta segunda (23). Além disso, o exemplar tem o mesmo tamanho e as mesmas marcas do animal encalhado no fim de semana.


Agora, as autoridades vão aguardar a maré encher para retirar o corpo da baleia do local. A Marinha já foi acionada para ajudar no serviço. Segundo Gonçalves, ela não será levada para a terra e sim para o alto-mar, a 11 Km da costa, para ser carregada pela correnteza. No começo da tarde, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) confirmou que o corpo do filhote de jubarte encontrado é mesmo de 'Juju'.