Detran Presente faz evento especial para colecionadores de carros antigos

Mutirão de serviços no Aterro do Flamengo vai atender a população e

também os colecionadores que queiram regularizar carros históricos

Os amantes dos carros antigos terão um evento especial neste domingo (24.09). Para encerrar as comemorações da Semana Nacional do Trânsito, o “Detran Presente Carros Antigos” estará no Aterro do Flamengo, das 9h às 14h, com uma edição especial para colecionadores. Uma exposição de cerca de 100 veículos considerados relíquias movimentará o Monumento dos Pracinhas. O Detran-RJ também terá uma equipe com mais de 150 funcionários à disposição para realizar todo o processo de vistoria e garantir ao proprietários a obtenção da placa preta de colecionador.


Um dos serviços especiais para os colecionadores será a vistoria anual de veículos. A Diretoria de Registro de Veículos estará presente para realizar a regularização do licenciamento anual dos veículos de colecionadores. Para obter a placa preta de colecionador, o veículo precisa ser fabricado há mais de 30 anos, manter as características originais de fábrica e fazer parte de um clube de patrocinadores que chancelem sua originalidade.

“Queremos facilitar a vida dos colecionadores. Eles são apaixonados e se dedicam muito para manter seus veículos sempre da forma original. O Detran Presente precisa facilitar para todos os cidadãos seguirem em frente sempre com seus sonhos”, destaca Vinicius Farah, presidente do Detran-RJ.


Além disso, os moradores dos bairros do entorno do Aterro do Flamengo também poderão aproveitar os outros inúmeros serviços do Detran, como emissão da primeira e a segunda via da carteira de identidade, renovação da Carteira Nacional de Habilitação e abertura de recursos contra multas e processo de suspensão.

Esta será a 18ª edição do Detran Presente, que desde maio já realizou mais de 33 mil atendimentos pelas 13 cidades por onde passou. Antes do Detran Presente Carros Antigos, o mutirão já tinha atendido um público específico: os taxistas. Em São Cristóvão, em agosto, foram feitos mais de 2,9 mil atendimentos.


Agendamentos abertos


Os agendamentos para os serviços já estão abertos no site do Detran – www.detran.rj.gov.br. Alguns serviços, como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço, não necessitam de agendamento. Outros - como licenciamento anual, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação - precisam de agendamento pelo site ou pelo telefone 0800-0204040.


O Detran Presente é um mutirão de serviços que percorre diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de diminuir as demandas do cidadão. O Detran Presente já passou por 13 cidades, em 16 edições: Petrópolis, Saquarema, Duque de Caxias, Três Rios, Cabo Frio, Vassouras, Rio de Janeiro (São Cristóvão, Complexo da Maré e Francisco Bicalho), Queimados, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Quissamã, Carapebus e Belford Roxo.


Neste sábado (23.09), o Detran Presente também estará em Niterói, das 9h às 16h. A estrutura será montada no Caminho Niemeyer, na Rua Professor Plinio Leite, s/nº, próximo ao Teatro Popular Oscar Niemeyer. Os agendamentos também já estão abertos.