Coluna do Gilson

Indio diz que quem manda é o povo

O super secretário do prefeito Marcelo Crivella (PRB) , Indio da Costa (PSD) resolveu disputar o samba da Mangueira e chamou a atenção não só nos corredores do mundo carnavalesco, mas também nas salas e gabinetes do Centro Administrativo do Rio. O enredo da verde e rosa para o ano que vem é “Com dinheiro ou sem dinheiro, eu brinco” que não deixa de ser uma crítica ao prefeito que decidiu cortar 50% das verbas dos desfiles do Grupo Especial.


Segundo o carnavalesco Leandro Vieira, o enredo é uma resposta à medida de Crivella. Indio tem entre outros quatro compositores, Daniel Pereira (foto), um dos assessores de imprensa de Crivella e autor de mais de 30 marchinhas de blocos de rua. O samba do super secretário não escapou do tom crítico do enredo e um dos versos diz: “Derruba as grades do poder”. Um outro completa: “Quem manda é o povo, e não há quem possa”. Crivella ficou na dele e não fez qualquer comentário.


Samba & Feijoada

E por falar em escola de samba, o presidente da Inocentes de Maricá, Alexandre Oliveira, avisa que restam poucas mesas para a 3ª Feijoada da agremiação que vai acontecer a partir das 13h no espaço Maria do Céu no dia 9 de setembro, sábado. O convidado especial será o detentor de quatro Estandartes de Ouro, o intérprete da União da Ilha do Governador Ito Melodia.


Nesse dia será apresentada aos compositores a sinopse do enredo “Madelaine Colaço e o ponto Brasileiro ... que deu Samba”!!! da carnavalesca Beth Morgado. Quem quiser reservar mesas pode ligar para os telefones: 2637-2181 / 99447-9940. Mesa com quatro lugares e direito a quatro feijoadas sai a R$ 120 e o ingresso individual para pista R$ 15.

O Maria do Céu fica na Avenida Roberto Silveira, 880,. Flamengo Maricá. Vai ter roda de samba comandada por Rafael Caçula, Nego Lindo, passistas, bateria do mestre Sapão, o intérprete da Inocentes Bruno Ribas, belas passistas e a rainha da bateria Hellen Martins (foto GBNEWS). Essa será a 3ª Feijoada da Inocentes de Maricá e o presidente Alexandre Oliveira vai também apresentar o calendário de eventos até dezembro. Já estou sabendo que constam da programação Xande de Pilares e Joãozinho Trinta, dependendo apenas das agendas dos intérpretes.


Chico Júnior lança livro

Uma viagem ao prazer de cozinhar e comer, do coleguinha jornalista, escritor e comunicador Chico Junior, reúne histórias e causos vividos pelo autor relacionados à gastronomia. O livro “Na Boca do Estômago” será lançado no dia 19, às 19 horas, no Armazém do Chico, na Rua Vinícius de Moraes, 110, loja C, em Ipanema.


O recheio do livro mistura culinária com viagens e vivências, além de conter algumas receitas e dicas. Mas o sabor predominante da obra vai além disso: é compartilhar o prazer de comer e de cozinhar, através de textos sobre sua vida, andanças e leituras.

Chico Junior (foto) em Na Boca do Estômago oferece uma abordagem diferente da culinária, pouco vista no Brasil, provocando no leitor um outro olhar sobre o significado da gastronomia. Indo além do simples compartilhar de receitas, produziu um livro inspirador, levando o público a uma incrível viagem pelo mundo sem sair do lugar.


Chico Junior é profissional de comunicação, com formação jornalística, e escritor. Já publicou cinco livros, entre os quais dois sobre gastronomia: Roteiros do Sabor Brasileiro, de 2005, e Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro, de 2007. Carioca, cozinheiro e viajante. Neste livro conta a sua história da relação com a gastronomia e a culinária.

Detran Presente


Além de serviços, o Detran Presente também vai levar conhecimento para os moradores de Carapebus e Quissamã neste sábado (02.09). Durante o mutirão, será oferecido o curso gratuito de mecânica “Oficina para todos”. As aulas ensinam técnicas de como manter os veículos em bom estado, noções de funcionamento e mecânica dos carros.


Em Carapebus, o mutirão será realizado na Praça Frei Balthazar, na Avenida Getúlio Vargas. Em Quissamã, o Detran Presente acontecerá na Paróquia Nossa Senhora do Desterro, na Praça Brigadeiro José Caetano. Com as duas edições, o Detran Presente chega ao evento de número 15, com mais de 28.572 atendimentos em quatro meses de existência.(foto Sebastião Gomes)


Estão disponíveis 30 vagas para os cursos em cada uma das cidades. Em Quissamã, as aulas serão realizadas das 10h às 12h. Os moradores de Carapebus não precisam se inscrever. Para participar bastará chegar ao local do evento e fazer sua inscrição na hora. As aulas serão realizadas das 14h às 16h.


Cultura na Cidade Imperial


Os alunos da rede municipal de Educação e munícipes de Petrópolis já podem contar com mais um espaço literário para pesquisa e empréstimo de livros: a Sala de Leitura Antonio Callado. O novo espaço foi inaugurado nessa quinta-feira (31.08), na Biblioteca Mauá, na Casa da Educação.

Os mil livros que passam a integrar o acervo da biblioteca Mauá foram doados pelo Instituto Oldemburg, por meio do projeto “Alegria de Ler”. A inauguração ocorreu durante a programação da Flisi – Festa Literária da Serra Imperial na Casa da Educação.


Com a doação, o acervo da Casa da Educação passou a contar com mais de 3 mil livros. O Coral das Princesas de Petrópolis realizou uma apresentação especial para cerca de cem pessoas que prestigiaram o evento. (foto divulgação)